Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hepatologia

Assinale a alternativa correta com relação às hepatites virais:

A
O risco de cronificação da infecção pelo vírus B em um adulto previamente hígido é de cerca de 50%.
B
Um portador crônico do vírus B que se contamina com o vírus delta (superinfecção) tem pior prognóstico que aquele que adquire os 2 vírus concomitantemente (coinfecção).
C
O anticorpo anti-HBc é o marcador mais útil para determinar a presença de infecção pelo vírus B.
D
O risco de transmissão materno-fetal do vírus C é alto, estando indicado o tratamento com ribavirina durante a gestação, para reduzir a viremia.
No tratamento, os pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 2, um grupo de drogas, abaixo, baseado no seu mecanismo de ação, podem desencadear osteoporose em mulheres na menopausa:
Podemos considerar uma contraindicação absoluta à colecistectomia videolaparoscópica:
<P>Um paciente de 14 anos apresentou febre alta de início súbito há cinco dias, acompanhada de dores musculares. Evoluiu com intensa icterícia e oligoanúria. Está lúcido e cooperativo. Nota-se uma hemorragia subconjuntival. O restante do exame físico não tem alterações. Está normotenso. Os resultados laboratoriais são: TGO (AST) = 162 U/L; TGP (ALT) = 133 U/L; ureia = 260 mg% e creatinina = 5 mg%. O hemograma mostra 17 mil leucócitos, com desvio para a esquerda. A radiografia de tórax é normal. O diagnóstico mais provável é o de:</P>
A vigilância em saúde é um conceito que incorpora a atuação de três “vigilâncias” distintas que se confundem em sua atuação: a vigilância epidemiológica, a vigilância sanitária e a vigilância ambiental. Selecione a alternativa que tem aspectos associados a cada uma destas vigilâncias, respectivamente:
Compartilhar