Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Assinale a alternativa correta com relação a doenças infectocontagiosas:

A
Os primeiros casos de HIV surgiram na década de 1990 no RS.
B
O RS não alcançou ainda a meta de eliminação da hanseníase, conforme preconizada pela Organização Mundial de Saúde.
C
A busca de casos de tuberculose é feita pelo exame baciloscópico de escarro em sintomáticos respiratórios.
D
Oitenta por cento dos casos de tuberculose distribuem-se pelos municípios de pequeno porte no RS.
E
Nos últimos anos, tem ocorrido o fenômeno da masculinização da AIDS.
Paciente de 30 anos de idade, portador de hérnia inguinal é internado no dia 01/12 para tratamento cirúrgico de hérnia inguinal. No dia da cirurgia é realizada tricotomia na região inguinal e encaminhado ao centro cirúrgico, porém a cirurgia é suspensa por falta de água e remarcada para o dia 04/12. A operação é realizada em 2 horas e o fio usado para reforço ou fechamento da aponeurose foi polipropileno. Não foi usado antibiótico profilático. No 5º PO desenvolveu infecção de sítio cirúrgico superficial. Qual dos fatores abaixo relacionados NÃO contribuiu para o desenvolvimento da infecção.
Os marcadores tumorais abaixo relacionados são importantes para o seguimento do câncer de ovário, cólon e pâncreas, RESPECTIVAMENTE:
Existem determinados achados que, especialmente quando surgem associados, permitem estabelecer com mais convicção o diagnóstico diferencial entre uma infecção do trato urinário baixo e uma pielonefrite aguda. Assinale a opção que os apresenta:
Mulher de 65 anos, internada na U.T.I. com diagnóstico de pancreatite grave, é portadora de miocardiopatia e hipertensão. O exame físico revela paciente com confusão mental. PA= 100x70mmHg; FC= 100bpm e diurese normal. Gasometria arterial com máscara de O2 10L/min; pH = 7,15; PaCO2 = 39; Pa O2 = 47; HCO2 = 13, BE = -15,3; saturação arterial de O2 = 72%. Assinale a correta:
Compartilhar