Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Um paciente do sexo masculino, 60 anos, fumante, realizou um exame radiológico do tórax que mostrou a presença de um nódulo pulmonar em lobo superior direito. O estudo foi complementado com a realização de uma tomografia computadorizada do tórax que mostrou: nódulo de 2,2 cm de diâmetro, na medular do lobo superior do pulmão direito, de contornos imprecisos, com a presença de uma pequena calcificação na sua periferia e que apresentou um ganho de realce após a infusão de contraste de 35 UH. Qual a melhor conduta no caso em questão?

A
Ressecção cirúrgica.
B
Fibrobroncoscopia que, se negativa, indica observação clínica.
C
Nova Tomografia Computadorizada de Tórax em três meses.
D
Alta, pois a presença da calcificação confirma a natureza benigna do nódulo.
E
Punção pulmonar transparietal que, se negativa, afasta a possibilidade de câncer de pulmão.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue o item subsequente. É necessária a avaliação radiológica de toda a coluna vertebral dos pacientes com fratura da coluna cervical, pois cerca de 10% deles apresentam uma segunda fratura.
Considerando que um paciente de 45 anos de idade seja portador de câncer gástrico tipo 3 na classificação de Borrmann e tenha indicação cirúrgica, julgue o seguinte item. Caso o paciente seja submetido a gastrectomia subtotal, o nervo de Latarjet é preservado.
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue os itens a seguir. O coagulograma completo é dispensável, a menos que haja história pessoal ou familial de coagulopatia ou hepatopatia, em operações de grande porte ou vasculares e em pacientes que fazem uso de drogas que possam alterar a coagulação.
homem de 69 anos, hipertenso, diabético e sem antecedentes psiquiátricos, apresenta no segundo dia após internação por broncopneumonia, quadro de inquietação, alucinações visuais, desorientação temporoespacial, discurso incoerente, déficit de memória de fixação e ideação delirante de cunho paranoide. O quadro oscila durante o dia com períodos de normalidade e de piora, geralmente à noite. O diagnóstico é:
Compartilhar