Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Um paciente do sexo masculino, 60 anos, fumante, realizou um exame radiológico do tórax que mostrou a presença de um nódulo pulmonar em lobo superior direito. O estudo foi complementado com a realização de uma tomografia computadorizada do tórax que mostrou: nódulo de 2,2 cm de diâmetro, na medular do lobo superior do pulmão direito, de contornos imprecisos, com a presença de uma pequena calcificação na sua periferia e que apresentou um ganho de realce após a infusão de contraste de 35 UH. Qual a melhor conduta no caso em questão?

A
Ressecção cirúrgica.
B
Fibrobroncoscopia que, se negativa, indica observação clínica.
C
Nova Tomografia Computadorizada de Tórax em três meses.
D
Alta, pois a presença da calcificação confirma a natureza benigna do nódulo.
E
Punção pulmonar transparietal que, se negativa, afasta a possibilidade de câncer de pulmão.
Um lactente, com nove meses de idade, foi levado ao Pronto Atendimento porque, há 5 horas vem apresentando choro inconsolável, vômitos, fezes com sangue e distensão abdominal. A mãe refere que a criança ficou gripada há uma semana. Durante o exame físico, o pediatra palpou massa abdominal e solicitou radiografia simples de abdome que foi inespecífica e ultrassonografia de abdome total que mostrou anéis concêntricos de camadas hipoecóicas e hiperecóicas alternantes, com porção central hiperecóica (sinal da “rosquinha/alvo/olho de boi”). Foi encaminhado ao centro cirúrgico para laparotomia. Baseado nos sintomas apresentados, o quadro descrito é compatível com abdome agudo, tendo como causa
Considerando que um paciente de 54 anos de idade esteja no quinto dia pós-operatório de uma gastrectomia com reconstrução do trânsito à Billroth II na qual foram utilizados fios monofilamentares inabsorvíveis e multifilamentares absorvíveis, julgue o item. A operação a que o paciente em apreço foi submetido é considerada contaminada.
Sobre doenças inflamatórias intestinais, correlacione: 1) Doença de Crohn; 2) Retocolite ulcerativa; ( ) Lesão histológica típica é o granuloma não-caseoso. ( ) Infiltrado inflamatório intestinal transmural. ( ) Proctocolectomia total é curativa. ( ) Lesões "salteadas", envolvimento assimétrico do intestino e aparência em "pedras de pavimentação". ( ) É a que mais frequentemente se associa à colangite esclerosante. ( ) Anticorpos anca-p presentes em 75% dos paciente com esta doença. A sequência correta é:
Qual o nome da hérnia interna que pode acometer pacientes em pós-operatório de bypass gástrico pré-cólico (bariátrica), cujos limites sejam o mesocólon transverso e o mesentério da alça alimentar?
Compartilhar