Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Um paciente do sexo masculino, 60 anos, fumante, realizou um exame radiológico do tórax que mostrou a presença de um nódulo pulmonar em lobo superior direito. O estudo foi complementado com a realização de uma tomografia computadorizada do tórax que mostrou: nódulo de 2,2 cm de diâmetro, na medular do lobo superior do pulmão direito, de contornos imprecisos, com a presença de uma pequena calcificação na sua periferia e que apresentou um ganho de realce após a infusão de contraste de 35 UH. Qual a melhor conduta no caso em questão?

A
Ressecção cirúrgica.
B
Fibrobroncoscopia que, se negativa, indica observação clínica.
C
Nova Tomografia Computadorizada de Tórax em três meses.
D
Alta, pois a presença da calcificação confirma a natureza benigna do nódulo.
E
Punção pulmonar transparietal que, se negativa, afasta a possibilidade de câncer de pulmão.
Uma mulher de 30 anos procura o pronto-socorro por estar sentindo dor intensa e espasmos esfincterianos precipitados por evacuações há mais de 2 (dois) meses. Ela, ainda, menciona manchas de sangue no papel higiênico e fezes com raias de sangue, ocasionalmente. Ao exame físico, observa-se ulceração em comissura posterior, plicoma anal e papila hipertrofiada. Deste modo, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável para o caso descrito acima.
O Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, com vistas à prevenção do uso, ao tratamento e à reinserção social de usuários e ao enfrentamento do tráfico de crack e outras drogas ilícitas tem como objetivos:
A respeito da neoplasia de pâncreas, é correto afirmar:
Com relação ao esfíncter anal interno, assinale a alternativa incorreta.
Compartilhar