Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Assinale a alternativa correta em relação à gangrena de Fournier.

A
É causada por um estafilococos na maioria das vezes.
B
Pode aparecer espontaneamente em um paciente previamente sadio.
C
Geralmente não causa febre nem afeta o estado geral do paciente.
D
Geralmente está associada a hérnias inguinoescrotais.
E
É localizada no escroto, não acometendo o períneo.
Com relação ao refluxo gastroesofágico (RGE) na infância, considerar as assertivas abaixo: I - O relaxamento transitório do esfíncter esofágico inferior, sem correlação com a deglutição, é considerado o mecanismo fisiopatológico mais importante do RGE. II - Os episódios de vômitos podem ser reduzidos se a criança, ao receber a alimentação, que deve ser hipercalórica, com alto teor de gordura e em pequenas quantidades, estiver sentada. III - A pHmetria esofágica de 24 horas é o exame que apresenta melhores sensibilidade e especificidade. É (São) correta(s) a(s) assertiva(s):
Um homem de 25 anos de idade procurou a unidade de emergência devido a importante redução da diurese. No exame físico, constatou-se pressão arterial de 110 mmHg x 70 mmHg e durante a inspiração profunda verificou-se que a pressão arterial sistólica era igual a 95 mmHg, frequência cardíaca de 98 bpm, turgência jugular a 45° (com aumento da pressão venosa central - PVC - durante a inspiração), ritmo cardíaco regular, com bulhas hipofonéticas e ruído sistólico semelhante a “ranger de couro novo” em borda external esquerda baixa, sem sopros, pulmões limpos, edemas de membros inferiores (+1/+4), com diurese de 24 horas igual a 80 mL. Resultados de exames laboratoriais: creatinina plasmática = 4,8 mg/dL, ureia plasmática = 110 mg/dL, sódio urinário = 80 mEq/L, osmolalidade urinária = 298 mOsm/kg, fração excretada de sódio (FENa) = 2,3%, potássio plasmático = 5,1 mEq/L. Foi solicitada a realização de eletrocardiograma (ECG) convencional. Considerando as informações apresentadas, julgue o item. Neste caso, a verificação de redução do nível da pressão arterial sistólica durante a inspiração constitui o pulso paradoxal, que, de fato, representa um fenômeno oposto ao que ocorre na fisiologia cardiovascular normal, qual seja, aumento da pressão sistólica durante o ato inspiratório.
Acerca de assistência pré-concepcional e pré-natal, julgue o próximo item. A datação adequada da gestação é fundamental na assistência pré-natal. Para o cálculo da idade gestacional, considera-se a data da última menstruação e a idade gestacional estimada pela primeira ecografia, sendo a margem de erro da ecografia menor quando realizada em torno de 8 semanas.
Menino, com 6 meses de idade, apresenta febre alta (39°C) há 7 dias associada à erupção cutânea em tronco, eritema e fissuras labiais. Que outras alterações fazem parte dos critérios diagnósticos de doença de Kawasaki?
Compartilhar