Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Assinale a alternativa correta em relação ao perímetro cefálico (PC).

A
Durante o primeiro mês, o PC aumenta em média quatro centímetros (4 cm).
B
O PC aumenta um cm por mês até o sexto mês.
C
Nos primeiros três meses, o PC aumenta cerca de seis cm, diminuindo a intensidade de seu aumento até o final do primeiro ano.
D
O PC apresenta crescimento variável, de acordo com a idade gestacional e peso de nascimento.
E
O crescimento do PC é mais acelerado nas meninas nos primeiros três meses, igualando-se ao dos meninos a partir do terceiro mês.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a prevalência de tuberculose no Brasil é de 58 casos por 100.000 habitantes, com aproximadamente 50 milhões de infectados e 6.000 óbitos ocorrendo anualmente. Com relação a essa doença, julgue o item que se segue. No Brasil, em pacientes com tuberculose pós-primária, é comum o achado radiológico de massas no interior do parênquima pulmonar, com porção central necrosada - as chamadas cavitações, frequentemente vista nos segmentos apicais posteriores dos lobos superiores ou nos segmentos superiores dos lobos inferiores.
Uma mulher de 55 anos queixa-se de fogacho, secura vaginal e insônia. Nega co-morbidades prévias. G3 P2 A1, sendo que o aborto ocorreu na 3ª gestação e complicou com hemorragia maciça necessitando de histerectomia. Caso a pacientes já esteja em menopausa hormonal, o perfil laboratorial esperado é:
Qual das seguintes glomerulopatias NÃO cursa com redução de complemento sérico?
Paciente de sexo feminino com 70 anos apresenta dor contínua em quadril direito, que é também referida em face interna de coxa e joelho e com restrição dos movimentos do quadril em questão. Tem diagnóstico clínico de artrose de articulação coxofemural. Que alterações são esperadas no RX do quadril?
Compartilhar