Assinale a alternativa correta em relação ao calendário básico de imunização preconizado pelo Ministério da Saúde:
A
A vacina contra a Hepatite B no recém-nascido deve ser aplicada nas primeiras 12 horas de vida.
B
A primeira dose da imunização contra tuberculose pode ser realizada em bebês com menos de 2 kg ao nascer.
C
A vacina contra a febre amarela está indicada no primeiro semestre de vida, com reforço aos 9 meses de idade.
D
Rotineiramente indica: imunização contra meningococo C, pneumococo 7-valente, varicela e Hepatite A.
E
A administração da tríplice viral (vacina contra sarampo, rubéola e caxumba) pode ser administrada sem restrições em pacientes que estão utilizando terapia imunossupressora em doses elevadas e por tempo prolongado.
Outras questões
Neoplasia renal mais freqüente na infância, o tumor de Wilms, também conhecido como nefroblastoma, chega a corresponder a 95% dos tumores renais diagnosticados em menores de 15 anos de idade. Freqüentemente se apresenta como massa abdominal assintomática, muitas vezes descoberta em um exame de rotina. Com o avanço das terapias nos últimos 30 anos transformou-se em uma das neoplasias malignas com maior sucesso quanto a real possibilidade de cura, fato esse que enobrece ainda mais a importância de seu diagnóstico. Assinale dentre as alternativas abaixo as manifestações clínicas mais relevantes para o diagnóstico:
Uma adolescente de 13 anos procurou a Unidade Básica de Saúde acompanhada de sua genitora, com queixas de prurido e vermelhidão ocular. Apresenta secreção ocular clara, sem formação de crostas. O exame ocular no momento é normal, exceto por uma leve injeção bilateral da conjuntiva. Qual será o tratamento mais apropriado nesse caso?
Paciente de 40 anos, com distúrbio progressivo de deglutição há 1 ano, fez manometria de esôfago com detecção de aperistalse de corpo esofagiano e hipertonia de esfíncter inferior de esôfago. O diagnóstico provável é:
Você é médico da equipe 12 na UBS Vila Matilde. Uma família que mudou recentemente para a sua área adscrita vem à Unidade para uma primeira avaliação. O casal Denis e Lucimar e sua filha Maraisa de 17 anos, todos assintomáticos e com desejo de uma "avaliação de rotina". Denis, 48 anos, questiona sobre a necessidade de realizar o exame de toque retal para prevenir câncer de próstata. Nega queixas urinárias ou história familiar de câncer. Nesse caso, qual deve ser a sua orientação?