Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Assinale a alternativa correta, em relação à esclerose múltipla.

A
É a afecção neurológica mais frequente do adulto jovem, é uma doença imunomediada de caráter progressivo por inflamação e desmielinização da substância cinzenta.
B
Melhor prognóstico da doença é observado em homens com alta incidência de ataques e início dos sintomas, após 35 anos.
C
A presença de elevação dos níveis de IgG e de bandas oligoclonais no líquido cefalorraquidiano já é suficiente para fundamentar o diagnóstico de esclerose múltipla.
D
A necessidade do diagnóstico precoce acurado para a instituição de tratamento adequado pode ser inviabilizada pelos vários subtipos clínicos e imunopatológicos da doença. Não existe até o momento melhor apoio ao diagnóstico precoce que o exame clínico e a RM cerebral.
E
O diagnóstico precoce da esclerose múltipla e a instituição de terapêutica apropriada não modifica o curso natural dessa afecção neurológica crônica.
Uma criança de 10 semanas de vida é trazida para avaliação de seu desenvolvimento neuromotor no ambulatório de Pediatria. Está em muito bom estado geral, sem intercorrências clínicas desde o nascimento. Nasceu com 3300 g, 50 cm de comprimento e Apgar 9/10. Dos achados abaixo, aquele que não é usual nessa fase é:
Em uma criança com estenose hipertrófica de pilórica espera-se encontrar:
Um menino com síndrome de Down está com 8 meses de idade e tem história de obstipação desde o nascimento. Nunca recebeu aleitamento materno. O médico solicita o exame de enema baritado, onde observa-se zona de transição. O diagnóstico mais provável é:
Nos acidentes que envolvem as mãos, é frequente a ocorrência de fratura dos metacarpianos. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
Compartilhar