Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Assinale a alternativa correta, em relação à esclerose múltipla.

A
É a afecção neurológica mais frequente do adulto jovem, é uma doença imunomediada de caráter progressivo por inflamação e desmielinização da substância cinzenta.
B
Melhor prognóstico da doença é observado em homens com alta incidência de ataques e início dos sintomas, após 35 anos.
C
A presença de elevação dos níveis de IgG e de bandas oligoclonais no líquido cefalorraquidiano já é suficiente para fundamentar o diagnóstico de esclerose múltipla.
D
A necessidade do diagnóstico precoce acurado para a instituição de tratamento adequado pode ser inviabilizada pelos vários subtipos clínicos e imunopatológicos da doença. Não existe até o momento melhor apoio ao diagnóstico precoce que o exame clínico e a RM cerebral.
E
O diagnóstico precoce da esclerose múltipla e a instituição de terapêutica apropriada não modifica o curso natural dessa afecção neurológica crônica.
Gestante de primeiro trimestre refere sangramento intermitente, sanioso, com aspecto de “suco de ameixa”. A palpação abdominal mostra útero aumentado de volume, amolecido, incompatível com a idade gestacional referida. A ultrassonografia mostra imagem de “flocos de neve”. A primeira hipótese diagnóstica deve ser:
Com relação ao uso de anticoagulantes orais, como a Warfarina, é CORRETO afirmar o seguinte, EXCETO:
Com relação ao metabolismo da cobalamina, assinale a assertiva ERRADA:
Qual das doenças abaixo cursa mais habitualmente com pulso paradoxal?
Compartilhar