Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Assinale a alternativa correta, em relação à esclerose múltipla.

A
É a afecção neurológica mais frequente do adulto jovem, é uma doença imunomediada de caráter progressivo por inflamação e desmielinização da substância cinzenta.
B
Melhor prognóstico da doença é observado em homens com alta incidência de ataques e início dos sintomas, após 35 anos.
C
A presença de elevação dos níveis de IgG e de bandas oligoclonais no líquido cefalorraquidiano já é suficiente para fundamentar o diagnóstico de esclerose múltipla.
D
A necessidade do diagnóstico precoce acurado para a instituição de tratamento adequado pode ser inviabilizada pelos vários subtipos clínicos e imunopatológicos da doença. Não existe até o momento melhor apoio ao diagnóstico precoce que o exame clínico e a RM cerebral.
E
O diagnóstico precoce da esclerose múltipla e a instituição de terapêutica apropriada não modifica o curso natural dessa afecção neurológica crônica.
Na crise grave de asma são corretas as seguintes intervenções, EXCETO;
A glomerulonefrite difusa aguda (GNDA) é uma doença:
Paciente do sexo feminino, 32 anos, vítima de capotamento de automóvel, trazida ao PS pelos bombeiros que referiram dificuldade para retirá-la dos destroços. Os bombeiros referiram que a paciente tinha o nível de consciência rebaixado, não abria os olhos, nem após estímulo doloroso, emitia sons ininteligíveis e só movia os membros sob estímulo doloroso. Foi admitida entubada e sob ventilação com ambu e oferta de O2 e infundido 21 de Ringer Lactato no local do acidente. Ao exame físico o tórax apresentava escoriação em hemitórax esquerdo, com discreta crepitação palpável. O murmúrio vesicular era moderadamente diminuído à esquerda. O pulso é filiforme , 120 bpm e a PA 50x50 mm/Hg. Foi observada à esquerda e a pupila esquerda se encontrava dilatada. A bacia era estável, porém havia deformidade e aumento do volume da coxa esquerda. Assinale a alternativa correta:
Assinale a alternativa correta:
Compartilhar