Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Assinale a alternativa correta, em relação à esclerose múltipla.

A
É a afecção neurológica mais frequente do adulto jovem, é uma doença imunomediada de caráter progressivo por inflamação e desmielinização da substância cinzenta.
B
Melhor prognóstico da doença é observado em homens com alta incidência de ataques e início dos sintomas, após 35 anos.
C
A presença de elevação dos níveis de IgG e de bandas oligoclonais no líquido cefalorraquidiano já é suficiente para fundamentar o diagnóstico de esclerose múltipla.
D
A necessidade do diagnóstico precoce acurado para a instituição de tratamento adequado pode ser inviabilizada pelos vários subtipos clínicos e imunopatológicos da doença. Não existe até o momento melhor apoio ao diagnóstico precoce que o exame clínico e a RM cerebral.
E
O diagnóstico precoce da esclerose múltipla e a instituição de terapêutica apropriada não modifica o curso natural dessa afecção neurológica crônica.
Criança, 4 anos, feminina, atendida no PA com relato de ter apresentado crise convulsiva tônico-clônica generalizada de curta duração, acompanhada de febre elevada sem passado mórbido anterior e com bom estado geral. A conduta mais adequada frente ao caso é:
É considerada cirurgia bariátrica puramente restritiva:
Algumas comorbidades requerem abordagens específicas no pré, per e pós-operatório. Marque a alternativa CORRETA dentre as afirmativas abaixo:
Um rapaz de 19 anos procura o pronto-socorro com queixa de hematêmese e melena há 1 dia. Esteve internado por 22 dias por trauma abdominal fechado, com lesão hepática grau IV. Não foi operado. Está descorado e ictérico. Frequência cardíaca: 123 batimentos por minuto; pressão arterial: 86 × 45 mmHg. Foi reanimado com 2 litros de Ringer lactato e submetido à endoscopia digestiva que excluiu lesão gástrica ou duodenal. Próximo passo na investigação diagnóstica:
Compartilhar