Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Assinale a alternativa correta, em relação à esclerose múltipla.

A
É a afecção neurológica mais frequente do adulto jovem, é uma doença imunomediada de caráter progressivo por inflamação e desmielinização da substância cinzenta.
B
Melhor prognóstico da doença é observado em homens com alta incidência de ataques e início dos sintomas, após 35 anos.
C
A presença de elevação dos níveis de IgG e de bandas oligoclonais no líquido cefalorraquidiano já é suficiente para fundamentar o diagnóstico de esclerose múltipla.
D
A necessidade do diagnóstico precoce acurado para a instituição de tratamento adequado pode ser inviabilizada pelos vários subtipos clínicos e imunopatológicos da doença. Não existe até o momento melhor apoio ao diagnóstico precoce que o exame clínico e a RM cerebral.
E
O diagnóstico precoce da esclerose múltipla e a instituição de terapêutica apropriada não modifica o curso natural dessa afecção neurológica crônica.
Paciente de 39 anos, do sexo feminino, em um intervalo de cinco meses apresenta o segundo episódio de vertigem. Sem zumbido ou hipoacusia, sem história de trauma craniano, e acompanhada por náuseas, a vertigem tem curta duração e acontece quando a paciente olha para cima ou rola na cama. No exame físico, a manobra de Dix Hallpike provoca um nistagmo com menos de 30 segundos de duração, que reduz de intensidade com a repetição da manobra. O diagnóstico MAIS PROVÁVEL é:
O que diferencia a síndrome de Asperger do autismo?
Em relação à isquemia mesentérica podemos afirmar, EXCETO:
Recém-nascido (RN) termo, adequado para a idade gestacional, nascido de parto normal sem intercorrências. Mãe 33 anos de idade, primigesta, pré-natal sem complicações. Ao nascimento RN estava hipotônico e apresenta frequência cardíaca (FC) de 40 batimentos por minuto (bpm). Oxigênio foi administrado com balão e máscara e ele foi intubado; sua FC permaneceu de 40 bpm. Qual é o passo seguinte na reanimação?
Compartilhar