Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Assinale a alternativa correta, em relação à esclerose múltipla.

A
É a afecção neurológica mais frequente do adulto jovem, é uma doença imunomediada de caráter progressivo por inflamação e desmielinização da substância cinzenta.
B
Melhor prognóstico da doença é observado em homens com alta incidência de ataques e início dos sintomas, após 35 anos.
C
A presença de elevação dos níveis de IgG e de bandas oligoclonais no líquido cefalorraquidiano já é suficiente para fundamentar o diagnóstico de esclerose múltipla.
D
A necessidade do diagnóstico precoce acurado para a instituição de tratamento adequado pode ser inviabilizada pelos vários subtipos clínicos e imunopatológicos da doença. Não existe até o momento melhor apoio ao diagnóstico precoce que o exame clínico e a RM cerebral.
E
O diagnóstico precoce da esclerose múltipla e a instituição de terapêutica apropriada não modifica o curso natural dessa afecção neurológica crônica.
Uma criança de 4 anos ao almoçar em uma churrascaria engasga-se e se torna cianótica. Nesse momento, deve-se:
São cardiopatias cianóticas com hipofluxo pulmonar, exceto:
Anorexia com emagrecimento é o sinal mais comum de câncer gástrico, pois os pacientes geralmente evoluem assintomáticos até que haja extenso comprometimento da parede gástrica ou metástases. A semeadura peritoneal pode comprometer outros órgãos e regiões. O tumor de Krukenberg e prateleira de Bloomer são respectivamente:
Paciente masculino, 68 anos, apresenta episódios intermitentes de enterorragia misturada com as fezes. Há dois meses refere desconforto abdominal, nega puxo e tenesmo. Quais as hipóteses diagnósticas mais prováveis a investigar?
Compartilhar