Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Assinale a alternativa correta em relação ao tratamento abortivo e preventivo da enxaqueca, respectivamente:

A
triptanos e inibidores da recaptação da serotonina.
B
triptanos e antidepressivos tricíclicos.
C
valproato e ergotamínicos.
D
paracetamol e triptanos.
E
anti-inflamatórios e corticoides.
Um lactente de 2 anos de idade chega ao pronto-socorro com quadro de febre de 39°C e crise convulsiva tônicoclônica generalizada. A crise dura menos de 5 minutos. Apesar da agressiva terapia antitérmica, aplicada pela mãe, a criança já apresentou outros três episódios de convulsão febril no último ano. Das drogas abaixo, a que melhor pode reduzir o risco de novas crises convulsivas febris é
A anomalia cardíaca congênita mais frequente na síndrome de Down é:
Nos primeiros dois anos de vida, as crianças adquirem novas competências em todos os domínios do desenvolvimento. Os chamados marcos do desenvolvimento nos primeiros anos de vida direcionam o pediatra aos parâmetros de desenvolvimento normal no lactente. Assinale a alternativa incorreta.
Paciente com 10 anos chega à consulta de puericultura em uma nova UBS. Ao exame físico, nota-se uma face achatada, braquicefalia, mãos pequenas e dedos curtos, com prega palmar única, baixa estatura, hipotonia e retardo mental. Diante dessa síndrome clínica, constata-se que esse paciente apresenta uma elevada predisposição à neoplasia:
Compartilhar