Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Cardiologia

Pneumologia

Assinale a alternativa correta, em relação ao atendimento de uma gestante com asma.

A
Evitar uso de betamiméticos, pelo risco de taquicardia fetal e óbito por arritmia.
B
O uso de betamimético associado à corticoide e infusão endovenosa aumenta o risco de edema agudo de pulmão.
C
Usar anti-histamínico como droga de primeira escolha, pelo menor risco de toxicidade.
D
Gestante com asma grave deve ser medicada apenas com cateter de O2 e transferida para uma maternidade, onde poderá ter uma atenção especializada.
E
A acupuntura é a única alternativa segura para o feto, sendo a melhor opção na crise grave.
Paciente de sexo feminino com 70 anos apresenta dor contínua em quadril direito, que é também referida em face interna de coxa e joelho e com restrição dos movimentos do quadril em questão. Tem diagnóstico clínico de artrose de articulação coxofemural. Que alterações são esperadas no RX do quadril?
Criança de 3 anos com história de seis dias de hipertermia, ao exame físico apresenta conjuntivite, queilite, linfonodomegalia cervical, exantema em troncos, mãos e pés. A hipótese diagnóstica e a conduta terapêutica específica são, respectivamente:
Uma menina de 60 dias apresenta lesão assintomática que surgiu há 40 dias como mácula vinhosa e evoluiu para tumoração com crescimento progressivo. Ao exame, apresenta tumoração vinhosa e macia à palpação de 3 cm de diâmetro, localizada na região malar direita. Frente aos aspectos da história e do exame físico, o diagnóstico e a conduta são, respectivamente:
Um paciente de 12 anos foi submetido a transplante alogênico de células-tronco hematopoiéticas, para tratamento de anemia aplástica severa, tendo recebido fluconazol e ganciclovir profilaticamente antes do transplante. No D14, ainda neutropênico, apresentou quadro de tosse, febre e dor torácica. Uma tomografia de tórax mostrou opacidades nodulares em pulmão direito, sem área de atenuação em vidro fosco ao redor. Medicado com antibióticos de amplo espectro, não defervesceu, e no D17 surgiram lesões cutâneas em braço e dorso, de aspecto nodular e ulceronecrótico. As hemoculturas coletadas nas últimas 72 horas revelavam o crescimento de um microrganismo ainda em identificação. Baseado no relato acima, que agente oportunista será identificado?
Compartilhar