Assinale a alternativa correta, em relação ao atendimento de uma gestante com asma.
A
Evitar uso de betamiméticos, pelo risco de taquicardia fetal e óbito por arritmia.
B
O uso de betamimético associado à corticoide e infusão endovenosa aumenta o risco de edema agudo de pulmão.
C
Usar anti-histamínico como droga de primeira escolha, pelo menor risco de toxicidade.
D
Gestante com asma grave deve ser medicada apenas com cateter de O2 e transferida para uma maternidade, onde poderá ter uma atenção especializada.
E
A acupuntura é a única alternativa segura para o feto, sendo a melhor opção na crise grave.
Outras questões
Um paciente do sexo masculino com 37 anos, com história clínica compatível com doença do refluxo gastro-esofágico, sintomático há vários anos. É submetido a endoscopia digestiva alta, que evidencia alterações esofágicas compatíveis com Esôfago de Barret. Em relação a esta enfermidade, assinale a alternativa correta.
São procedimentos considerados de alto risco na recomendação de profilaxia da endorcardite infecciosa, exceto:
A respeito da desnutrição energético-proteica, é correto afirmar:
Lactente de 2 anos de idade é atendido com queixa de distensão abdominal e edema de membros inferiores. Mãe refere emagrecimento, anorexia e irritabilidade a partir de 1 ano de idade. As fezes são semi-pastosas, de cor acizentada, brilhantes e em grande quantidade, sem muco ou sangue. Não apresenta vômitos.Teve aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade; a partir de então recebe frutas, leite de vaca e sopa com legumes, cereais e carnes. Ao exame a criança está desnutrida, com tecido celular subcutâneo escasso, glúteos diminuídos, irritada, hipocorada, anictérica, com edema em membros inferiores e distensão abdominal, sem visceromegalias. O restante do exame físico é normal. Qual a principal hipótese diagnóstica para este caso?