Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Assinale a alternativa correta em relação às hiperbilirrubinemias hereditárias:

A
síndrome de Gilbert – bilirrubina conjugada.
B
síndrome de Crigler-Najjar tipo I – bilirrubina não conjugada.
C
síndrome de Dubin-Johnson – bilirrubina não conjugada.
D
síndrome de rotor – bilirrubina não conjugada.
E
síndrome de Lucey-Driscoll – bilirrubina conjugada.
Paciente de 40 anos de idade dá entrada no pronto-socorro com dor lombar direita, iniciada há 24 horas, de forte intensidade, acompanhada de náuseas e vômitos. Ao exame físico, ela apresenta sinal de Giordano positivo. A temperatura está normal. Exames laboratoriais revelam sumário de urina com hematúria microscópica e leucograma normal (8.000/mm³). Além disso, tomografia revela cálculo ureteral de 8 mm no ureter terminal, associado com dilatação ureteral e piélica de leve para moderada. A conduta inicial mais adequada é:
Assinale a alternativa correta sobre atendimento dos pacientes com complicações por intoxicação aguda pela cocaína:
Recém-nascido apresenta hipotonia, epicanto, fenda palpebral oblíqua, prega simiesca, clinodactilia do 5º dedo da mão, afastamento entre o 1º e o 2º dedos do pé e frouxidão ligamentar. O cariótipo mostra o seguinte resultado: 47 XY +21. Podemos afirmar que:
Homem de 48 anos vai ao ambulatório com história de hipertensão arterial diagnosticada há 2 meses, em uso regular de enalapril 20 mg/dia, queixando cansaço e fadiga crônicos, sonolência excessiva, chegando a dormir ao assistir TV, ao ler um livro, ou até mesmo em uma fila enquanto aguarda para ser atendido. Esses sintomas iniciaram há 6 meses, de caráter progressivo. É tabagista e sedentário. Ao exame físico: PA = 152/102 mmHg, FC = 96 bpm, IMC = 33,2 kg/m2. A hipótese mais provável e o método de escolha para investigação são, respectivamente:
Compartilhar