Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Assinale a alternativa correta em relação à insuficiência cardíaca (ICC):

A
a miocardiopatia chagásica ainda é a principal causa de ICC no Brasil.
B
entre os fatores causadores da descompensação da ICC a não aderência ao tratamento é o mais frequente.
C
o BNP (peptídeo natriurético cerebral) não é útil no diagnóstico diferencial da dispneia.
D
o uso da espironolactona deve ser feito em todos os pacientes com ICC.
E
os bloqueadores dos canais de cálcio são muito úteis no tratamento da ICC descompensada.
Paciente com quadro clínico e radiológico de pneumonia e derrame pleural unilateral de médio volume, constatado há 3 dias. O derrame pleural apresenta as seguintes características: aspecto: amarelo-escuro, relação proteína pleura/plasma: 0,8; relação DHL pleura/plasma: 0,9; leucócitos: 14500 (80% polimorfonucleares); pH = 6,9. A interpretação dos resultados e a conduta devem ser, respectivamente:
NÃO é sinal sugestivo de ferimento perfurante ocular:
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a frase abaixo. Pedro, 41 anos de idade, diz não ter problema algum de saúde e que não sente nada de errado. Vem à consulta apenas para os exames de rotina, o check-up. Sua esposa insiste para que faça o exame da próstata. Pedro abandonou o tabagismo há mais de dez anos, não usa nenhuma medicação e nunca fez qualquer cirurgia. No exame físico, pesa 70 kg, mede 1,70 m, a pressão arterial é de 120/80 mmHg. Em relação ao rastreio do câncer de próstata, o médico de família deve:
A doença diverticular dos cólons, complicada por episódios de inflamação repetidos, pode evoluir para a formação de fístula entre o segmento de cólon envolvido e outras estruturas abdominais. O local mais frequente de formação de fístula é:
Compartilhar