Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Assinale a alternativa correta em relação ao aleitamento materno e transmissão vertical do HIV:

A
O HIV é excretado no leite apenas nas mulheres infectadas sintomáticas;
B
A transmissão do HIV pelo leite materno pode ocorrer em qualquer fase da infecção materna, durante toda a lactação, mas não tem relação com o CD4 e carga viral plasmática do HIV na mãe;
C
O risco de transmissão pelo leite materno é maior entre crianças aleitadas por mulheres cronicamente infectadas;
D
A probabilidade de infecção pelo HIV por litro de leite materno ingerido é similar em magnitude à probabilidade de transmissão heterossexual através de um ato sexual desprotegido entre adultos.
Um paciente do sexo masculino, de 5 anos, chega claudicando no pronto-socorro com uma história de dor em quadril esquerdo que se irradia para o joelho esquerdo há 2 dias. Mãe relata quadro de faringite viral duas semanas antes que se resolveu sem medicação. Ao exame físico, apresenta-se com o quadril esquerdo abduzido e flexionado, com dor à movimentação passiva. A velocidade de hemossedimentação é de 28 mm/h. O diagnóstico mais provável é:
Homem de 32 anos chega à emergência do hospital com queixa de tosse produtiva, dispneia e dor torácica à direita, há quatro dias, sem sintomas prévios. Tem diagnóstico de SIDA há quatro meses, quando fez dosagem de CD4 = 178. É tabagista e informa uso irregular de antirretrovirais, assim como de profilaxia para pneumocistose. Ao exame físico apresenta: Tax 38,3°C, FC 125 bpm, FR 36 mrpm, SaO2 89% e PA 80/50 mmHg. Ausculta cardíaca sem sopros. Ausculta pulmonar com estertores crepitantes junto às bases. Exame neurológico normal e palpação do abdome sem hepatoesplenomegalia. Os exames laboratoriais evidenciaram: leucocitose com aumento das formas jovens, anemia, DHL elevado e hiponatremia. O radiograma de tórax revelou infiltrado alvéolo-intersticial difuso, acometendo mais o lóbulo inferior direito, sem alargamento do mediastino e sem derrame pleural. Qual o diagnóstico mais provável?
O que é estranho ao quadro clínico de mixedema ?
Um motociclista sofreu fratura exposta de fêmur. O membro está pálido e com cianose dos dedos. Não se palpa pulso distal. Conduta mais apropriada:
Compartilhar