Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Assinale a alternativa correta em relação ao tratamento abortivo e preventivo da enxaqueca, respectivamente:

A
triptanos e inibidores da recaptação da serotonina.
B
triptanos e antidepressivos tricíclicos.
C
valproato e ergotamínicos.
D
paracetamol e triptanos.
E
anti-inflamatórios e corticoides.
Depressão é uma doença que gera muito sofrimento ao paciente e é também uma das principais causas de anos vividos com incapacidade. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
Mulher, 27 anos de idade, com corrimento vaginal homogêneo, de cor acinzentada e odor fedido. Nega ardência ou prurido. O exame padrão-ouro para confirmar a hipótese diagnóstica é:
Mulher, 26 anos, secundigesta, com teste para gravidez (?hCG - 500mUI/ml) positivo. Pela data da última menstruação, a idade gestacional é de 5 semanas e 3 dias. O exame obstétrico revela útero de volume levemente aumentado, com colo amolecido, principalmente na região do istmo, além de ocupação dos fundos de saco vaginais. Não há sangramento nem leucorreia. As evidências clínicas de gravidez, observadas no exame obstétrico, são considerados sinais de:
Paciente de 45 anos e sem co-morbidades apresenta quadro clínico de sangramento uterino anormal há 40 dias, de forma intermitente e de média intensidade. Ao exame clínico geral apresenta palidez cutâneo- mucosa de 2+/4+, eupneica, com ritmo cardíaco regular, sopro holossistólico de 1+/6+ pressão arterial de 130x90mmHg e frequência cardíaca de 98 bpm. Ao exame pélvico apresenta útero de volume normal sangrando com eliminação de coágulos. A dosagem de hemoglobina é de 7,0g%. Diante deste quadro a conduta mais adequada é:
Compartilhar