Questões na prática

Psiquiatria

Psiquiatria

Assinale a alternativa correta em relação ao transtorno afetivo bipolar.

A
A recuperação entre os episódios de mania e depressão raramente é completa.
B
Os episódios maníacos tendem a começar de forma bastante insidiosa.
C
Os episódios maníacos duram mais tempo do que os episódios depressivos.
D
O primeiro episódio pode acontecer em qualquer idade, da infância à velhice.
E
Episódios repetidos de mania são frequentes, principalmente, em mulheres jovens.
Pré-escolar de 4 anos é atendido no Pronto-Socorro com crise de asma. Apresenta-se sonolento, cianótico, retrações subcostais e esternocleidomatoideas acentuadas, sibilos difusos, FR: 49 irpm, FC: 144 bpm, saturação de oxigênio 78%, espirometria com PFE < 30. A mãe relata a ocorrência de crises frequentes, "praticamente todos os dias", acordando sempre à noite, faltando muito à escola, com internação por asma este ano. Baseado na IV Diretriz Brasileira para o manejo de asma, a classificação da intensidade da crise é:
Paciente de 75 anos é internado com obstrução intestinal e diagnóstico etiológico de neoplasia maligna de cólon ao nível do ângulo esplênico. Seu estado geral encontra-se bastante comprometido. A cirurgia de urgência a ser realizada é do tipo:
Mário, pré-escolar de 3 anos de idade, chega ao ambulatório com febre elevada há 24 horas, acompanhada de hiperemia de orofaringe e tosse ocasional incomodativa, além de coriza hialina. Atualmente tem 13 kg e apresenta bom estado geral, com ausculta respiratória e cardíaca normais. Na história familiar, a genitora tem rinite alérgica. Nos antecedentes pessoais, teve um episódio de otite média aguda aos 18 meses de idade. Qual a prescrição médica mais adequada para o caso?
Mulher casada de 37 anos, gesta 4, para 4, realizou colpocitologia oncótica que constatou lesão intraepitelial escamosa de alto grau. Qual a conduta indicada?
Compartilhar