Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Neurologia

Assinale a alternativa CORRETA quanto à síndrome de Cushing.

A
O cetoconazol inibe várias enzimas P450 e reduz efetivamente os níveis do cortisol quando administrado 2 vezes ao dia (600 a 1200 mg/dia).
B
Deve-se evitar o tratamento cirúrgico, mantendo-se tratamento contínuo com baixas doses de corticoide sintético, inibindo a produção endógena.
C
Irradiação hipofisária foi abandonada como terapia complementar à cirurgia.
D
A remoção de ambas as suprarrenais corrige o hipercortisolismo sem necessidade de reposição de glico e mineralocorticoides (recoloca depósitos teciduais em circulação)
E
O mitotano suprime a hipersecreção de cortisol por ativar as enzimas responsáveis pela clivagem das cadeias laterais de 11 beta-hidroxilase e do colesterol, assim como destruir as células adrenocorticais.
RN prematuro de 36 semanas, nascido de parto normal, foi submetido ao teste do reflexo vermelho (exame do olhinho) cujo resultado foi ausência de reflexo bilateral. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Sobre rinossinusite aguda, marque a alternativa INCORRETA:
Indivíduo de 40 anos é encontrado inconsciente por familiares. Apresentava glicemia de 800 mg/dl e uréia de 35 mg/dl. A gasometria arterial mostrava pH de 7,12, PaO2 de 98 mmHg e PaCO2 de 30 mmHg. Após infusão de 3.000 ml de solução salina associada a insulinoterapia e reposição de potássio adequadas, o paciente permanecia hipotenso, com PA de 85 x 40 mmHg e perfusão de extremidades diminuída. Qual a melhor conduta frente a essa situação?
Um doente de 15 anos com comprometimento neurológico múltiplo, cujo exame ocular revela a existência do anel de Kayser-Fleischer, o diagnóstico que se impõe é a doença de:
Compartilhar