Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Neurologia

Assinale a alternativa CORRETA quanto à síndrome de Cushing.

A
O cetoconazol inibe várias enzimas P450 e reduz efetivamente os níveis do cortisol quando administrado 2 vezes ao dia (600 a 1200 mg/dia).
B
Deve-se evitar o tratamento cirúrgico, mantendo-se tratamento contínuo com baixas doses de corticoide sintético, inibindo a produção endógena.
C
Irradiação hipofisária foi abandonada como terapia complementar à cirurgia.
D
A remoção de ambas as suprarrenais corrige o hipercortisolismo sem necessidade de reposição de glico e mineralocorticoides (recoloca depósitos teciduais em circulação)
E
O mitotano suprime a hipersecreção de cortisol por ativar as enzimas responsáveis pela clivagem das cadeias laterais de 11 beta-hidroxilase e do colesterol, assim como destruir as células adrenocorticais.
Abaixo são descritas as dermatopatias mais comuns na infância - assinale a alternativa que corresponde ao diagnóstico das quatro lesões descritas, respectivamente: 1- Lesões eritematodescamativas, papulosas, não pruriginosas, em couro cabeludo, face, pescoço, axilas e área de fralda, podendo ocorrer desde o primeiro mês de vida. 2- Doença eczematosa, crônica recorrente, pruriginosa, com períodos de acalmia e exacerbação. 3- Lesão eritematopapulosa encimada por vesícula, pruriginosa, localizada em áreas expostas, túnel sinuoso levemente saliente com conteúdo seroso, podendo haver vesículas, bolhas, infecção secundária e aczematização. 4- Pápulas arredondadas, peroladas, firmes, com umbilicação central, sem sinais inflamatórios ao redor, distribuídas por toda a pele, exceto couro cabeludo e regiões palmoplantares.
A fadiga vocal e a perda do timbre da voz após uma tireoidectomia levam à suspeição de:
Considerando que a população está atingindo idades mais avançadas alguns tipos de cânceres tendem a se tornar mais frequentes. É o que vem acontecendo com o câncer de próstata, cuja abordagem inaugural deve ser:
As fraturas de clavícula podem ser localizadas no 1/3 externo, no 1/3 médio e no 1/3 interno. As fraturas do 1/3 médio quando apresentam desvio, o fragmento proximal é tracionado pela ação de qual músculo? Assinale a afirmativa verdadeira:
Compartilhar