Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Neurologia

Assinale a alternativa CORRETA quanto à síndrome de Cushing.

A
O cetoconazol inibe várias enzimas P450 e reduz efetivamente os níveis do cortisol quando administrado 2 vezes ao dia (600 a 1200 mg/dia).
B
Deve-se evitar o tratamento cirúrgico, mantendo-se tratamento contínuo com baixas doses de corticoide sintético, inibindo a produção endógena.
C
Irradiação hipofisária foi abandonada como terapia complementar à cirurgia.
D
A remoção de ambas as suprarrenais corrige o hipercortisolismo sem necessidade de reposição de glico e mineralocorticoides (recoloca depósitos teciduais em circulação)
E
O mitotano suprime a hipersecreção de cortisol por ativar as enzimas responsáveis pela clivagem das cadeias laterais de 11 beta-hidroxilase e do colesterol, assim como destruir as células adrenocorticais.
Você é médico da equipe 12 na UBS Vila Matilde. Uma família que mudou recentemente para a sua área adscrita vem à Unidade para uma primeira avaliação. O casal Denis e Lucimar e sua filha Maraisa de 17 anos, todos assintomáticos e com desejo de uma "avaliação de rotina". Denis, 48 anos, questiona sobre a necessidade de realizar o exame de toque retal para prevenir câncer de próstata. Nega queixas urinárias ou história familiar de câncer. Nesse caso, qual deve ser a sua orientação?
Qual das afimações abaixo não é característica das crises febris:
Paciente do sexo masculino, 6 meses de vida, dá entrada no pronto socorro apresentando dor e distensão abdominal associada a vômitos há 1 dia. Mãe refere que o paciente alimentava-se normalmente (leite integral em pó e "massa de macaxeira") até o início dos sintomas. Nega febre. Ao exame físico, a paciente se encontra chorosa (choro paroxístico), desidratada e levemente dispneica. Seu abdome é distendido, de difícil palpação devido a dor. Palpa-se com dificuldade estrutura semelhante a massa alongada em flanco e hipocôndrio direito. Ruídos hidroaéreos aumentados em volume e frequência. Após o toque retal, a paciente apresentou episódio de diarreia com sangue, em "geleia de framboesa". Assinale a alternativa INCORRETA:
Um jovem de 15 anos de idade apresenta um quadro de dor testicular há 4 horas. Ao exame, apresenta edema, muita dor sem reflexo cremasteriano e sem alivio da dor à elevação do testículo. Assinale a melhor conduta.
Compartilhar