Uma paciente, 22 anos de idade, diarista, moradora de São Sebastião - região administrativa situada a 25 km da rodoviária do Plano Piloto, deu entrada no pronto socorro e refere febre há três dias, acompanhada de cefaleia, mal estar generalizado, dores musculares e prurido. Foi medicada com sintomáticos e teve alta. Retornou após dois dias com ressurgimento dos sintomas, além de vários episódios de vômitos. Ao exame, apresenta bom estado geral, desidratada +/4+, febril e exantema no tronco e MMII. Refere ter tido dengue em 2002, quando morava em Goiânia e apresentou os mesmos sintomas. O clínico suspeita de dengue e adota algumas medidas. Assinale a alternativa incorreta quanto à medida adotada pelo clínico.
A hanseníase ainda é um importante problema de saúde pública no país, sendo uma doença de notificação compulsória em todo território nacional, devendo todo médico estar atento a possíveis casos novos. Para a descoberta de novos casos de hanseníase são necessários os seguintes passos:
I. Anamnese e exame físico cuidadosos que resultem em uma suspeição diagnóstica.
II. Confirmação diagnóstica.
III. Internação e isolamento do caso.
IV. Exame dos contatos do caso através de investigação epidemiológica.
Estão corretas as afirmações:
Indicação absoluta de parto cesárea:
Em relação ao desenvolvimento da síndrome de Stevens-Jonhson, quais as drogas que representam maior risco relativo em análises multivariadas?