Assinale a alternativa CORRETA sobre o diagnóstico clínico da trombose venosa profunda (TVP) aguda:
A
A tumefação unilateral da extremidade é um dos sinais clínicos mais confiáveis.
B
Um sinal de Homans positivo em um paciente acamado é altamente sensível e específico para TVP oculta.
C
A palpação de um cordão hipersensível é indicativa de TVP.
D
O diagnóstico de phlegmasia cerúlea dolens em geral não pode ser feito pelo exame físico.
E
Os testes objetivos para TVP são desnecessários se outra causa para os sintomas e sinais do paciente tiver sido identificada clinicamente.
Outras questões
Homem de 72 anos de idade queixa-se de dor lombar de forte intensidade há um dia. Dor tem característica em pontada em região lombar alta contínua, sem melhora com analgésicos comuns. Faz uso de estatina por dislipidemia há 10 anos, histórico de urolitíase e é tabagista de longa data. Exame clínico: pressão arterial = 172x102 mmHg, frequência cardíaca = 98 bpm. O restante do exame clínico está sem alterações. Realizando radiografia lombar que se encontra a seguir. (Conforme imagem do caderno de questões). Considerando a principal hipótese diagnóstica, qual dos exames a seguir está indicado?
Mulher de 82 anos, analfabeta, é atendida no ambulatório e é realizada uma Avaliação Geriátrica Ampla (AGA), com os seguintes resultados: De acordo com a AGA, os riscos à paciente são
Menina, 12a, após consulta médica, realiza Tomografia Computadorizada de crânio e seios da face: A ACUIDADE VISUAL E A MOVIMENTAÇÃO OCULAR DEVEM SER RESPECTIVAMENTE:
Mulher, 54 anos de idade, procura atendimento com queixa de baixa acuidade visual há 4 meses, pior em olho direito, de forma progressiva e indolor. Nega outros sintomas oculares. Apresenta DM tipo 2 insulino- dependente há 14 anos, HAS controlada há 7 anos e IMC 30 kg/m². O que se espera encontrar no exame oftalmológico dessa paciente?