Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Assinale a alternativa CORRETA sobre o diagnóstico clínico da trombose venosa profunda (TVP) aguda:

A
A tumefação unilateral da extremidade é um dos sinais clínicos mais confiáveis.
B
Um sinal de Homans positivo em um paciente acamado é altamente sensível e específico para TVP oculta.
C
A palpação de um cordão hipersensível é indicativa de TVP.
D
O diagnóstico de phlegmasia cerúlea dolens em geral não pode ser feito pelo exame físico.
E
Os testes objetivos para TVP são desnecessários se outra causa para os sintomas e sinais do paciente tiver sido identificada clinicamente.
Considere um paciente em uso de candesartan, espironolactona, fenofibrato e amiodarona. A possibilidade de interação medicamentosa e/ou efeitos adversos deverá ser melhor investigada com o seguinte conjunto de exames:
Paciente de 43 anos de idade apresenta 4 dias de evolução de dor lombar a esquerda, associada a náuseas e vômitos. A TC demonstrou cálculo de 11 mm em ureter proximal. Relata quadro recorrente de nefrolitíase, com necessidade de litotripsia. Na ocorrência anterior o paciente enviou o cálculo para análise, que evidenciou cálculo de oxalato de cálcio. O paciente passou por derivação jejunoileal para tratamento de obesidade, 15 anos antes. Em relação ao caso, é correto afirmar que:
A parotidite pode ocorrer em pacientes cirúrgicos, principalmente em indivíduos idosos desidratados. O tratamento deve ser direcionado no sentido de reidratação, estimulação da salivação e administração de antibióticos contra o agente etiológico mais comum, conhecido como:
Homem de 35 anos está em sua primeira crise de cólica renal. TC abdome/pelve: cálculo ureteral proximal de 5 mm, sem sinais obstrutivos. A conduta inicial mais apropriada é
Compartilhar