Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Assinale a alternativa correta sobre o câncer de mama:

A
menarca tardia e menopausa precoce são fatores de risco para sua ocorrência.
B
ecografia mamaria deve ser utilizada para rastreamento de mulheres assintomáticas com risco elevado para câncer de mama a partir dos 35 anos
C
uma mamografia com laudo categoria BI-RADS 3 indica achados provavelmente malignos
D
o linfodema é a principal complicação decorrente do tratamento cirúrgico
E
o autoexame das mamas reduz a mortalidade pela doença
Paciente do sexo feminino, 45 anos, 60 kg, submetida à gastrectomia subtotal distal no tratamento de carcinoma gástrico distal, sem intercorrências anestésico-cirúrgicas. No pós-operatório imediato, a paciente recebeu 2000 ml de SGI 5% e 27 ml de NaCl 20%; apresentou 900 ml de diurese, não apresentando perdas adicionais, o que concorreu para um balanço hídrico positivo nesse período. Em relação à prescrição de hidratação venosa para o 1° dia pós-operatório (para 24 horas) assinale a opção INCORRETA:
São fatores de risco para os cânceres de colo uterino, endométrio e mama:
Considerando um paciente de 26 anos de idade, vítima de trauma abdominal com lesão esplênica e pancreática e indicação de esplenectomia e pancreatectomia, julgue o item a seguir. Durante a esplenectomia, a secção do ligamento esplenofrênico pode ser feita sem hemostasia, pois, geralmente, esse ligamento é avascular.
A Terapia Hormonal (TH) é, nos últimos anos, debatida em relação aos seus benefícios, mas também quanto aos riscos e contraindicações. Assinale a alternativa em que os 3 itens, independentemente de prós e contras, estão relacionados à TH.
Compartilhar