Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Considere uma paciente de 32 anos com tireotoxicose bioquimicamente confirmada, bócio difuso à palpação e oftalmopatia bilateral. Com relação à doença dessa paciente, assinale a alternativa correta.

A
É mais prevalente no sexo feminino e em populações com ingestão elevada de iodo.
B
Em cerca de metade dos pacientes, o único achado bioquímico é a elevação nos níveis séricos de T3 (toxicose de T3).
C
Mutações que estimulam a via de sinalização do receptor do TSH são responsáveis pela tireotoxicose.
D
Gravidez e amamentação constituem contraindicações para o tratamento.
E
Drogas antitireoideanas, iodo radioativo, escleroterapia e tireodectomia total são recursos terapêuticos utilizados no tratamento.
Em relação aos ferimentos penetrantes de carótida, é correto afirmar:
Qual é o músculo que se origina da segunda a quinta costelas, próximo da união do osso à cartilagem e se insere na ponta do processo coracoide da escápula?
Na questão a seguir encontram-se afirmações sobre o tema proposto. Teste o seu conhecimento escolhendo a alternativa que contenha 3 afirmações verdadeiras. Tema: Principais complicações cirúrgicas - PARTE I: I-Aspiração pulmonar é uma complicação evitável na maioria dos casos, entretanto sua ocorrência, quando associada à pneumonia, se relaciona a altas taxas de mortalidade. II-Atelectasia é uma complicação pulmonar pouco frequente. Sua incidência é maior em portadores de doença pulmonar preexistente, idosos e obesos. III-Infecção urinária é a complicação infecciosa mais frequente no pós-operatório. IV-O tratamento do íleo pós-operatório funcional é de suporte. Jejum, reposição hidroeletrolítica e colocação de sonda nasogástrica são medidas iniciais que respondem com sucesso na maioria dos casos. V- A causa de febre mais comum nas 72 primeiras horas de pós-operatório é atelectasia pulmonar e, entre 5º e 8º dia, infecção do sítio cirúrgico. VI-Seroma é uma coleção de sangue ou coágulo na ferida e é a complicação de ferida operatória mais comum. A alternativa que contém três afirmações corretas é:
Recém-nascido, 20 dias de vida, alimentado ao seio materno e ganhando 10 gramas/dia apresenta vômitos e 6 evacuações líquidas e esverdeadas por dia. Ao exame: choroso, ictérico ++/4, pupilas com aspecto opacificado, abdome globoso, fígado a 6 cm do RCD, endurecido. Glicemia pré-mamada = 20 mg/dL. Urina com teste de Benedict +++. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar