Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Assinale a alternativa correta.

A
Na doença de Crohn existe uma tendência a que as recidivas da doença sejam de apresentação semelhante á primeira manifestação, ou seja, pacientes que tem como primeira manifestação doença fistulizante, têm recidiva com doença fistulizante; pacientes que apresentam inicialmente doença estenosante apresentam preferencialmente recidiva por doença estenosante, etc.
B
Pacientes com Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa têm risco de adenocarcinoma de colo maior que a população geral, devendo-se realizar colonoscopia anualmente para o rastreamento de lesões pré-malignas.
C
A cápsula Endoscópica (CE) é um método diagnóstico que vem sendo cada vez mais utilizado para o diagnóstico da Doença Crohn em pacientes com quadro clínico compatível, mas com exames endoscópicos normais. Havendo disponibilidade de CE não há necessidade de realização de Trânsito Intestinal, uma vez que a sensibilidade do 1° é muito maior que a do 2º.
D
A biópsia durante colonoscopia em que se depara com processo inflamatório é fundamental, pois permite o diagnóstico diferencial entre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa.
E
Feito o diagnóstico de Retocolite Ulcerativa há indicação de tratamento cirúrgico, pois este permite a cura da doença.
Sobre o carcinoma papilífero da tireoide, marque o item INCORRETO.
As patologias malignas da tireoide são comumente classificadas como neoplasias de baixo grau, embora possam se manifestar de forma agressiva em alguns subtipos. Baseado nestas informações, marque o item correto.
São ações do paratormônio, EXCETO:
Os distúrbios da motilidade esofágica são alterações funcionais e interferem na deglutição ou produzem disfagia sem qualquer obstrução mecânica. Os sintomas de regurgitação, perda de peso, disfagia após ingestão inicial de líquidos gelados, hipomotilidade e aumento da incidência de câncer de esôfago são características comumente encontradas em:
Compartilhar