Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Pneumologia

Reumatologia

Assinale a alternativa correta.

A
A causa mais frequente de hiperparatireoidismo primário é o adenocarcinoma das paratireoides.
B
O diagnóstico de hiperparatireoidismo somente deve ser considerado em pacientes com manifestações clínicas envolvendo rins e sistema esquelético.
C
A hipercalcemia humoral do câncer caracteriza-se por hipofosfatemia, aumento da depuração urinária de fosfato e níveis séricos elevados de PTH.
D
Todo paciente com diagnóstico de hiperparatireoidismo primário deve ser submetido à exploração cirúrgica das paratireoides.
E
A hipercalcemia da sarcoidose ocorre pelo excesso de 1,25(OH)2 D sintetizada nos macrófagos ou células dos granulomas.
Uma mulher com endometriose em ambos os ovários que apresente lesões profundas maiores de 3 cm , e aderências densas em ambas as trompas e ovários é considerada com sendo de estágio:
EM RELAÇÃO AO TRATAMENTO DA CONJUNTIVITE GONOCÓCICA NO RECÉM-NASCIDO:
Lactente de oito meses inicia com febre (T=38, 5ºC) há um dia, olhos vermelhos e lacrimejamento. Ao exame apresenta hiperemia de tonsilas palatinas com vesículas em pilares anteriores e ulceração em amígdala direita. O diagnóstico etiológico MAIS PROVÁVEL: Referência: Tratado de Pediatria - Sociedade Brasileira de Pediatria - 2007.
A motricidade reflexa independe do controle voluntário e é produzida em resposta a estímulos específicos. Com relação ao exame dos reflexos primitivos na criança que podem ser avaliados nas consultas de puericultura, assinale a alternativa correta:
Compartilhar