Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Assinale a alternativa falsa:

A
O saco da hérnia inguinal indireta passa pelo anel inguinal interno obliquamente na direção do anel externo e pode finalizar no escroto, ao contrário do saco da hérnia inguinal direta, que se projeta para fora, para frente e medial ao anel inguinal interno e aos vasos epigástricos inferiores. Mas a distinção pré-operatória entre estes dois tipos de hérnia é de pouca importância, uma vez que sua correção é similar.
B
O ligamento de Cooper é formado pelo periósteo e fáscia ao longo do ramo superior do púbis. Essa estrutura é posterior ao trato iliopúbico e forma a borda posterior do canal femoral.
C
No reparo laparoscópico da hérnia inguinal, não podemos utilizar a borda do trato iliopúbico lateral e inferior ao anel inguinal interno para fixação pelo risco de lesão do nervo cutâneo femoral lateral e genitofemoral, que se localizam inferior ao trato iliopúbico.
D
Na chamada hérnia de Richter, uma porção da parede antimesentérica do intestino está encarcerada e o seu estrangulamento sempre está associado à obstrução intestinal.
E
O triângulo de Hesselbach é uma referência às margens do assoalho do canal inguinal. Os vasos epigástricos inferiores servem como sua borda superolateral, a bainha do reto, sua borda medial e o ligamento inguinal, sua borda inferior. As hérnias inguinais diretas ocorrem dentro deste triângulo, enquanto as hérnias indiretas surgem laterais a este triângulo; porém, uma grande hérnia indireta pode envolver este assoalho.
Muito frequentemente alguns pacientes são rotulados pela equipe de saúde como pacientes problemas. Dentro deste rótulo são englobados um amplo conjunto de problemas psicosociais e físicos que se manifestam como demandas por atenção. Estes casos geram intenso sofrimento aos pacientes e familiares, grande apreensão para os profissionais de saúde e gastos elevados para o sistema de saúde. Estes casos têm sido classificados como Transtornos Somatoformes. Na avaliação e conduta destes casos é INCORRETO afirmar:
O tronco celíaco constitiu um importante ponto de referência na cirurgia abdominal. Fazem parte do tronco celíaco:
Quanto à relação entre compressões torácicas e ventilação na reanimação cardiorrespiratória, é correto afirmar que:
A formação de varizes de esôfago e a ocorrência de sangramento varicoso em pacientes portadores de cirrose na forma sinusoidal e pós-sinusoidal estão relacionadas, respectivamente, a valores do gradiente de pressão porta a partir de:
Compartilhar