O saco da hérnia inguinal indireta passa pelo anel inguinal interno obliquamente na direção do anel externo e pode finalizar no escroto, ao contrário do saco da hérnia inguinal direta, que se projeta para fora, para frente e medial ao anel inguinal interno e aos vasos epigástricos inferiores. Mas a distinção pré-operatória entre estes dois tipos de hérnia é de pouca importância, uma vez que sua correção é similar.
B
O ligamento de Cooper é formado pelo periósteo e fáscia ao longo do ramo superior do púbis. Essa estrutura é posterior ao trato iliopúbico e forma a borda posterior do canal femoral.
C
No reparo laparoscópico da hérnia inguinal, não podemos utilizar a borda do trato iliopúbico lateral e inferior ao anel inguinal interno para fixação pelo risco de lesão do nervo cutâneo femoral lateral e genitofemoral, que se localizam inferior ao trato iliopúbico.
D
Na chamada hérnia de Richter, uma porção da parede antimesentérica do intestino está encarcerada e o seu estrangulamento sempre está associado à obstrução intestinal.
E
O triângulo de Hesselbach é uma referência às margens do assoalho do canal inguinal. Os vasos epigástricos inferiores servem como sua borda superolateral, a bainha do reto, sua borda medial e o ligamento inguinal, sua borda inferior. As hérnias inguinais diretas ocorrem dentro deste triângulo, enquanto as hérnias indiretas surgem laterais a este triângulo; porém, uma grande hérnia indireta pode envolver este assoalho.
Outras questões
Gestante de 36 semanas dá entrada no pronto-socorro com sudorese, palidez cutânea e dor abdominal. Ao exame constata-se útero de consistência lenhosa, pressão arterial 160/100 mmHg e toque vaginal com colo dilatado 3 cm, médio, bolsa íntegra e apresentação cefálica. Qual conduta seria mais apropriada a seguir?
Em relação às vulvovaginites, considere as seguintes afirmações e responda a alternativa correta: I) todas são infecciosas; II) a causa infecciosa mais frequente é a vaginose bacteriana; III) a melhor maneira para diagnosticar as causas infecciosas é a cultura de rotina de secreção vaginal.
A prova de trabalho de parto, em mulheres com uma cesárea anterior:
1) diminui a incidência de cesárea
2) aumenta a morbidade febril puerperal
3) não altera a mortalidade perinatal
4) aumenta a mortalidade neonatal
Dentre os itens, estão corretos somente:
A dermatite das fraldas é patologia frequente no lactente. Dentre as explicações, qual você EXCLUIRIA?