Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Sobre a prevenção de casos secundários de meningite meningocócica, assinale a alternativa CORRETA.

A
O paciente acometido deverá receber além de Penicilina G ou Ampicilina, Rifampicina por 48h, para erradicar a bactéria do orofaringe.
B
Os profissionais da saúde que examinaram o paciente ou tiveram contato em um mesmo ambiente deverão receber quimioprofilaxia com Rifampicina ou Ciprofloxacina.
C
Durante a internação do paciente, está indicado isolamento respiratório do tipo aerossol nas primeiras 24h de tratamento.
D
Os familiares do paciente deverão receber quimioprofilaxia com Rifampicina ou vacinação antimeningocócica, o mais brevemente possível.
Qual o tratamento padrão ouro para cálculos coraliformes em adultos?
Paciente de 12 anos, que há uma semana iniciou com edema periorbitário bilateral fixo, que seguiu-se de febre alta, angina intensa e tumoração dolorosa cervical à direita. O quadro persistiu e há 3 dias ficou com os olhos amarelos, urina manchando a roupa e fezes acólias. O diagnóstico mais provável é:
José Alves é um senhor de 83 anos de idade e vem à consulta com queixas de diminuição da acuidade auditiva. Qual é a conduta inicial mais adequada para este caso?
Você está em uma festinha de amigos e uma criança de 1 ano e 4 meses, pesando 10 kg é encontrada desmaiada subitamente após correr no parquinho. Você é chamado e ao chegar ao local a criança estava deitada no chão da quadra. A criança está inconsciente, não respira e você está em dúvidas se palpou ou não o pulso. Qual a conduta é a MAIS CORRETA dentre as possibilidades oferecidas abaixo, segundo orientações da American Heart Association, na revisão 2010:
Compartilhar