Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Assinale a alternativa incorreta:

A
O potássio é o principal cátion extracelular e o sódio o principal intracelular; para manutenção dessa distribuição, despende-se energia.
B
A água se difunde livremente entre os compartimentos intra e extracelular de acordo com os gradientes de concentração de soluto.
C
A concentração de soluto é a mesma nos vários compartimentos corporais, e a quantidade de água depende de quantidade de soluto presente.
D
Líquido isotônico não causa alteração do volume celular, se administrado por via intravenosa, permanecendo no compartimento extracelular.
E
São isotônicos, solução salina (NaCl 0,9%), Ringer lactado e plasma.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue os itens subsequentes. A ausência de ruídos hidroaéreos na ausculta abdominal não é patognomônica de lesões intra-abdominais.
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue o item a seguir. Se um paciente relatar casos de membros da família que apresentaram demora do efeito anestésico, isso poderá levar o anestesiologista a evitar o uso de succinilcolina como estratégia anestésica desse paciente.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue o item subsequentes. É necessária a avaliação radiológica de toda a coluna vertebral dos pacientes com fratura da coluna cervical, pois cerca de 10% deles apresentam uma segunda fratura.
Com respeito às hérnias da parede abdominal, julgue o item seguinte. De acordo com a classificação de Nyhus para hérnias inguinais, todas as hérnias indiretas são do tipo III A, B ou C.
Compartilhar