Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Assinale a alternativa incorreta:

A
O potássio é o principal cátion extracelular e o sódio o principal intracelular; para manutenção dessa distribuição, despende-se energia.
B
A água se difunde livremente entre os compartimentos intra e extracelular de acordo com os gradientes de concentração de soluto.
C
A concentração de soluto é a mesma nos vários compartimentos corporais, e a quantidade de água depende de quantidade de soluto presente.
D
Líquido isotônico não causa alteração do volume celular, se administrado por via intravenosa, permanecendo no compartimento extracelular.
E
São isotônicos, solução salina (NaCl 0,9%), Ringer lactado e plasma.
Em crianças portadoras de síndrome de Down pode-se afirmar que:
Com relação à litíase urinária, assinale a alternativa correta.
Analise as seguintes afirmativas relacionadas ao tratamento das fraturas expostas: I - Todo desbridamento deve ocorrer em ambiente cirúrgico, sob condições rigorosas de assepsia. II - O desbridamento ósseo implica a exposição dos dois extremos do foco fraturário: a limpeza da cavidade medular e a remoção de pequenos fragmentos corticais desvitalizados. III - A cirurgia de desbridamento deve, preferencialmente, ser realizada com isquemia. Está (ão) CORRETA (S):
Associe o quadro clínico ao diagnóstico mais provável: I. Criança, 6 anos, nódulo cístico na borda anterior do esternocleidomastoide. II. Homem, 65 anos, tabagista e etilista com nódulo endurecido na borda anterior do esternocleidomastoide D e perda de peso. III. Homem, 65 anos, com nódulo endurecido na fossa supraclavicular esquerda e perda de peso. IV. Jovem, 22 anos, conglomerado linfonodal cervical endurecido em fossa supraclavicular esquerda, febre vespertina e prurido cutâneo. V. Jovem, 22 anos, conglomerado linfonodal cervical abscedado em fossa supraclavicular esquerda, febre vespertina:
Compartilhar