Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Assinale a alternativa incorreta:

A
a biópsia fornece o diagnóstico definitivo das alterações funcionais benignas da mama
B
as alterações funcionais benignas da mama podem apresentar-se como adensamento ou nódulo
C
as causas mais comuns de mastalgia acíclica são ectasia ductal, necrose gordurosa e adenose esclerosante
D
a mastalgia, o adensamento e o macrocisto são alterações funcionais benignas da mama
E
óleo de prímula, vitamina E e antiestrogênicos, como o tamoxifeno, podem ser utilizados no tratamento das alterações funcionais benignas da mama
Um homem de 20 anos apresenta-se para avaliação com dor lombar baixa de dois anos de evolução. Ele refere que a dor é predominantemente no final da madrugada e de manhã cedo, com uma rigidez matinal de uma hora na região lombar. De outras queixas, refere que apresenta ocasionalmente dor nos calcanhares. O exame físico não revelou anormalidades, com exceção de um teste de Schober com resultado de 3 cm. Um raio-X de sacroilíacas mostra esclerose e erosões bilaterais. Com relação a esse caso, é correto afirmar:
Mulher de 20 anos vai a uma Unidade Básica de Saúde em consulta de puericultura para o filho de 2 meses. Refere que ele tem chorado diariamente devido a cólicas. Utilizou antiespasmódico pelo menos quatro vezes por semana, nas duas últimas semanas. A criança está em aleitamento materno exclusivo. O exame físico é normal. Após anamnese, o médico resolve suspender o leite de vaca da dieta materna. Esta conduta deve ser considerada:
Quais dos hipoglicemiantes orais são associados à piora do edema de mácula?
Foi realizada a instalação de um cateter venoso central, utilizando a veia subclávia direita como acesso e através da técnica de Seldinger, em uma mulher de 68 anos. Vinte minutos após a punção, a paciente desenvolveu um quadro de hipotensão e taquicardia. A ausculta pulmonar revelou murmúrio presente nos hemitórax direito e esquerdo e a ausculta cardíaca não evidenciou nenhum ruído anormal. Houve ingurgitamento das veias jugulares. A infusão de líquido pelo cateter estava normal até o início do quadro, após houve obstrução do cateter.Baseado no diagnóstico anterior,qual tratamento imediato que deve ser realizado:
Compartilhar