Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Assinale a alternativa incorreta:

A
O potássio é o principal cátion extracelular e o sódio o principal intracelular; para manutenção dessa distribuição, despende-se energia.
B
A água se difunde livremente entre os compartimentos intra e extracelular de acordo com os gradientes de concentração de soluto.
C
A concentração de soluto é a mesma nos vários compartimentos corporais, e a quantidade de água depende de quantidade de soluto presente.
D
Líquido isotônico não causa alteração do volume celular, se administrado por via intravenosa, permanecendo no compartimento extracelular.
E
São isotônicos, solução salina (NaCl 0,9%), Ringer lactado e plasma.
Criança com 6 meses realizou vacina em unidade de saúde. Mãe refere que após 12 horas da vacinação, a criança havia apresentado palidez, desvio do olhar e crise convulsiva generalizada (2 minutos de duração). Após, permaneceu irritada por algumas horas, sem outras manifestações. Essa criança tem antecedentes familiares de epilepsia. A partir desse momento, a vacina que deve ser contraindicada seria a:
A cicatrização das feridas apresenta três fases importantes. Na evolução cronológica destas fases há o aparecimento de diferentes tipos de células na ferida durante a cicatrização. Qual das respostas abaixo correlaciona corretamente a fase com o número de determinada célula?
Um paciente dá entrada no pronto-socorro com história de febre e dor lombar. Após 3 dias de antibioticoterapia, a febre persiste, associada a queda do estado geral. Uma ultrassonografia evidencia a presença de hidronefrose leve e cálculo ureteral distal do lado esquerdo. Nesse caso, a conduta indicada deve ser:
Sobre as hérnias inguinais, é correto afirmar que:
Compartilhar