Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Assinale a alternativa INCORRETA com relação a antimicrobianos e infecção em cirurgia.

A
Na antibioticoterapia empírica devemos assegurar a cobertura inicial com drogas de amplo espectro e capazes de alcançar a área de infecção.
B
A superinfecção é uma nova infecção que se desenvolve durante o tratamento da infecção original, decorrente da seleção de bactérias resistentes ao antibiótico utilizado.
C
A resistência ao antibiótico tem como fatores de risco a permanência hospitalar prolongada, uso de catéteres vasculares e internação em UTI.
D
A colite pseudomembranosa associada ao uso de antibióticos é um exemplo de superinfecção bacteriana causada pelo C. difficile.
E
A combinação de antibióticos tópicos e parenterais tem se mostrado mais eficaz em diminuir a incidência de infecção de ferida operatória do que o uso isolado de cada um deles em cirurgias do trato digestivo alto.
Sobre a litíase urinária, considere as seguintes alternativas: 1. A composição da litíase urinária coraliforme geralmente é estruvita e na maioria das vezes está associada à infecção urinária por germe produtor de urease. 2. A nefrolitotripsia percutânea é um tratamento eficaz para os cálculos renais maiores que 3 cm. 3. A ureterolitotripsia apresenta excelentes resultados para o tratamento dos cálculos de ureter inferior não infectados, na falha do tratamento clínico. 4. A litotripsia extracorpórea por ondas de choque pode ser utilizada como primeira escolha de tratamento para todos os cálculos renais, mesmo que na vigência de infecção urinária. 5. Os cálculos de bexiga geralmente são secundários. Assinale a alternativa CORRETA:
O fentanil é opioide usado para sedação em CTI, em geral combinado com benzodiazepínicos. Em relação aos efeitos colaterais citados abaixo, assinale aquele (s) relacionado (s) ao fentanil: I - Constipação. II - Rigidez torácica. III - Retenção urinária. IV - Hipotensão arterial por liberação de histamina.
Você está examinando um recém-nascido em programação de alta hospitalar no alojamento conjunto e, ao realizar triagem neonatal com oximetria de pulso (“teste do coraçãozinho”), observa que a saturação no membro superior direito é de 98% e a do membro inferior é 94% em duas medições com intervalo de uma hora entre elas. Qual o significado desse achado e a conduta adequada a seguir?
Recém nascido do sexo masculino apresenta flacidez abdominal, criptorquidia bilateral e dilatação pielocalicial bilateralmente. O provável diagnóstico, nesse caso, é:
Compartilhar