Assinale a alternativa INCORRETA com relação a antimicrobianos e infecção em cirurgia.
A
Na antibioticoterapia empírica devemos assegurar a cobertura inicial com drogas de amplo espectro e capazes de alcançar a área de infecção.
B
A superinfecção é uma nova infecção que se desenvolve durante o tratamento da infecção original, decorrente da seleção de bactérias resistentes ao antibiótico utilizado.
C
A resistência ao antibiótico tem como fatores de risco a permanência hospitalar prolongada, uso de catéteres vasculares e internação em UTI.
D
A colite pseudomembranosa associada ao uso de antibióticos é um exemplo de superinfecção bacteriana causada pelo C. difficile.
E
A combinação de antibióticos tópicos e parenterais tem se mostrado mais eficaz em diminuir a incidência de infecção de ferida operatória do que o uso isolado de cada um deles em cirurgias do trato digestivo alto.
Outras questões
Na avaliação nutricional do paciente cirúrgico, assinale qual dos seguintes parâmetros não tem importância. (CAMPOS, A.C.L. Nutrição em cirugia. Atheneu, 1 ed.)
Em relação à síndrome do túnel do carpo, assinale a alternativa incorreta. (MINISTÈRIO DA SAÙDE DO BRASIL. Representação no Brasil da OPAS/OMS. Doenças relacionadas ao trabalho: Manual de procedimentos para os servicos de Saúde. Brasília: MS, 2001)
Marque a alternativa com a hipótese diagnóstica mais provável para o caso descrito abaixo: O paciente é um homem de 58 anos que está internado em um hospital geral para uma cirurgia de hérnia inguinal. Encontra-se em bom estado geral. O exame físico é normal, exceto por alguns nódulos em região cervical, 1 x 1 cm, indolores, não aderidos a planos profundos. O Ht: 42%; plaquetas: 335.000/mm³; leucócitos: 50.000/mm³; granulócitos: 4%; monócitos: 1%; linfócitos: 95%.