Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Assinale a alternativa INCORRETA com relação à antibioticoprofilaxia cirúrgica.

A
Está indicada em cirurgias potencialmente contaminadas.
B
É mais eficaz quando iniciado no período pré-operatório.
C
A escolha do antibiótico deve contemplar a flora microbiana do sítio operatório envolvido.
D
Nunca está indicada em cirurgias limpas.
E
Em cirurgias infectadas, o uso de antibióticos deve ser terapêutico e não profilático.
Pedro, 9 meses, nascido de parto cesariana, pesando 2.600 gramas, estatura: 50 cm, compareceu à consulta com seu médico de família. Ao avaliar os dados antropométricos de Pedro, o MFC constatou que a criança estava pesando 5 Kg e medindo 70 cm. Continua em aleitamento materno exclusivo e em livre demanda. As vacinas estão em dia e não ocorreram intercorrências. Quanto ao estado nutricional, qual a classificação de Pedro?
Um homem de 68 anos melanoderma, procura o Pronto-Socorro com inicio súbito de dificuldade para falar e perda completa de força no braço e perna direitos. Os sintomas iniciaram-se há uma hora e meia e no momento da consulta já normalizou a fala e consegue movimentar a perna. Tem antecedente de fibrilação atrial intermitente e não usa anticoagulante. Tomografia de crânio sem contraste é normal. A pressão arterial é de 165/105mmhg. O plantonista avalia o uso de trombolítico, porém contra-indica seu uso. Em que baseou a contra-indicação?
Paciente de 74 anos possui cálculo radiopaco observado na radiografia de abdome, de 1,9 cm em cálice superior de rim esquerdo. Relata dor lombar esporádica do mesmo lado, sem hidronefrose, sem febre ou outros sintomas. Das alternativas possíveis qual o melhor tratamento para esse caso?
Morgana, 15 anos, namora Roger, de 18 anos, há três anos. Há dois dias teve sua primeira relação sexual e procurou atendimento médico porque não quer engravidar. Relata menarca aos 13 anos, com ciclo menstrual regular. Na avaliação de Morgana você identifica que existe risco de gravidez após esta relação, considerando o período menstrual. No planejamento com estes adolescentes você recomenda, como método prioritário, o uso de:
Compartilhar