Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Assinale a alternativa INCORRETA com relação a antimicrobianos e infecção em cirurgia.

A
Na antibioticoterapia empírica devemos assegurar a cobertura inicial com drogas de amplo espectro e capazes de alcançar a área de infecção.
B
A superinfecção é uma nova infecção que se desenvolve durante o tratamento da infecção original, decorrente da seleção de bactérias resistentes ao antibiótico utilizado.
C
A resistência ao antibiótico tem como fatores de risco a permanência hospitalar prolongada, uso de catéteres vasculares e internação em UTI.
D
A colite pseudomembranosa associada ao uso de antibióticos é um exemplo de superinfecção bacteriana causada pelo C. difficile.
E
A combinação de antibióticos tópicos e parenterais tem se mostrado mais eficaz em diminuir a incidência de infecção de ferida operatória do que o uso isolado de cada um deles em cirurgias do trato digestivo alto.
Paciente, 28 anos de idade, sexo masculino, apresenta-se há 72 horas com febre de até 39°C, cefaleia e dor de garganta. Notou vermelhidão na pele há 24 horas. Ao exame físico, apresenta enantema oral predominante em língua e tonsilas, com hipertrofia de papilas, além de exantema eritematodescamativo acometendo face e tronco e poupando palma das mãos e sola dos pés. O exantema facial poupa região perioral e apresenta-se mais intenso em dobras, onde conflui nas linhas de flexão. O hemograma mostrou 15 mil leucócitos/mm³ com 75% de polimorfonucleares, 160 mil plaquetas/mm³ e Hb: 16 g/dl. Entre os cuidados a serem tomados com a esposa desse paciente para evitar a transmissão, a melhor conduta é:
Na distocia biacromial é correto:
A ocorrência de quadro de choque hemorrágico durante o ciclo grávido puerperal é uma realidade. Conhecidas as mais importantes alterações fisiopatológicas presentes nos choques em geral, é de extrema utilidade conhecer os principais responsáveis (mediadores humorais) e as respectivas ações danosas suscitadas por sua liberação excessiva. Dado esse contexto, assinale a afirmação INCORRETA.
Exame especular revelando secreção vaginal abundante, amarelada, com muitas bolhas, colpite difusa e pH vaginal> que 4,7, sugere o diagnóstico de:
Compartilhar