Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Assinale a alternativa incorreta em relação ao tratamento da diarreia aguda:

A
A suplementação com zinco parece exercer papel na redução da duração do quadro.
B
O plano B deve obrigatoriamente ser realizado na unidade de saúde, por um período médio de 4 horas, quando o paciente deverá ser reavaliado.
C
É importante manter um aporte calórico às crianças com diarreia. Portanto, é inapropriada a restrição de gordura nas refeições.
D
Atualmente, o uso dos adsorventes intestinais tem sido revisto e, como leva a fezes mais consistentes com consequente diminuição da perda de líquidos, é indicado para diarreia bacteriana em RN.
E
O plano C de hidratação deve ser realizado em todo paciente que apresente alteração do estado de vigília.
Na síndrome nefrótica por lesões mínimas, qual dos achados clínico-laboratoriais abaixo é um sinal de mau prognóstico?
Lactente de 18 meses de idade em tratamento de otite média aguda bilateral há 5 dias, retorna à consulta médica por apresentar persistência da febre. Ao exame: apática, com erupções maculopapular no tronco, escleras hiperemiadas e lábios secos com fissuras. As palmas das mãos e as polpas dos dedos estão endurecidas e eritematosas. Hemograma: Hb = 9,5 g/dl, Ht = 31 ml eritrócitos/dl, VCM = 76 fl, HCM = 30 pg, leucócitos = 15.000 (7B/65S/0E/1B/23L/0M), plaquetas = 645.000/mm³ e Velocidade de Hemossedimentação = 65 mm. O diagnóstico mais provável é:
Em relação a uma paciente com mais de 36 semanas de gestação que apresenta pré-eclâmpsia grave e feto com maturidade pulmonar comprovada, considerar as condutas propostas abaixo: I- Utilizar nitroprussiato de sódio para controle pressórico enquanto a gestação não atingir 38 semanas. II- Prescrever sulfato de magnésio para prevenir convulsões. III- Interromper a gestação por cesariana, para evitar o trabalho de parto. É (São) adequada (s) a (s) assertiva (s):
Mulher de 52 anos, tabagista há 30 anos (6 cigarros/dia), com 60 Kg e 1,65 m, cujo pai era hipertenso, queixa-se de calorões e sudorese importante, nos últimos 6 meses, principalmente à noite, resultando em insônia e em dificuldade de reconciliar o sono. Relata que os ciclos menstruais tornaram-se irregulares com períodos de amenorreia e que a última menstruação ocorrera há 6 meses. Não apresenta outros sintomas e não faz uso de medicações. Referiu que pratica exercícios regularmente (4 vezes/semana com duração de 60 minutos) e mantém uma dieta saudável (não ingere leite, mas utiliza seus derivados diariamente). Ao exame físico, a pressão arterial era de 120/75 mmHg, o IMC, de 22,03 kg/m², e a circunferência abdominal, de 79 cm. As mamas não apresentavam particularidades, e o exame ginecológico revelou leve atrofia vaginal. Com base neste quadro, considerar as assertivas abaixo: I - A paciente encontra-se no climatério pré-menopáusico. II - Dosagem de hormônio foliculoestimulante (FSH) é mandatória para o diagnóstico e para a prescrição de tratamento adequado. III - Terapia hormonal com estradiol e progesterona pode ser uma opção de tratamento. É (São) correta (s) a (s) assertiva (s):
Compartilhar