Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Infectologia

Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao controle da dengue:

A
São objetivos da Vigilância Epidemiológica da Dengue: evitar a ocorrência das infecções pelo vírus da dengue em áreas livres de circulação, detectar precocemente as epidemias, controlar as epidemias em curso, reduzir a letalidade de FHD/SCD, mediante diagnóstico precoce e tratamento oportuno e adequado.
B
A definição de caso suspeito de dengue clássico é paciente que tenha doença febril aguda, com duração máxima de 7 dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: cefaleia, dor retroorbital, mialgia, artralgia, prostração, exantema. Além desses sintomas, deve-se ter estado, nos últimos quinze dias, em área onde esteja ocorrendo transmissão de dengue ou tenha a presença de Aedes aegypti.
C
A definição de caso suspeito de FHD é todo caso suspeito de dengue clássico que também apresente manifestações hemorrágicas, variando desde prova de laços positiva até fenômenos mais graves, como hematêmese, melena e sinais e sintomas de choque cardiovascular.
D
A definição de caso confirmado de dengue clássico é o caso confirmado laboratorialmente. Mesmo no curso de uma epidemia, a confirmação só pode ser feita através de critério laboratorial.
O mecanismo que desencadeia o delírio é desconhecido. A teoria que apresenta maior evidência é:
Um homem de 20 anos é trazido para a sala de emergência pela polícia após um surto no campus da universidade local. De acordo com seu prontuário médico, consta tratamento prévio de depressão. Ele descreve seu humor como “ótimo”, mas alega estar acordado por quatro dias devido ao trabalho em várias invenções. Ele admite ter pensamentos rápidos e acredita que Deus o escolheu para ser o Messias. Na verdade, anjos lhe ordenaram roubar a associação dos estudantes, a fim de começar uma nova igreja. Exame toxicológico de urina realizado a fim de descartar abuso de drogas como causa de seus sintomas, muito provavelmente revelará qual substância?
São sinais de perigo ou gravidade nas pneumonias adquiridas na comunidade:
Lactente nasceu bem, com cianose leve, piorando de modo progressivo, taquipneia, cansaço às mamadas, gemência. É a mais comum das cardiopatias congênitas:
Compartilhar