Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Infectologia

Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao controle da dengue:

A
São objetivos da Vigilância Epidemiológica da Dengue: evitar a ocorrência das infecções pelo vírus da dengue em áreas livres de circulação, detectar precocemente as epidemias, controlar as epidemias em curso, reduzir a letalidade de FHD/SCD, mediante diagnóstico precoce e tratamento oportuno e adequado.
B
A definição de caso suspeito de dengue clássico é paciente que tenha doença febril aguda, com duração máxima de 7 dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: cefaleia, dor retroorbital, mialgia, artralgia, prostração, exantema. Além desses sintomas, deve-se ter estado, nos últimos quinze dias, em área onde esteja ocorrendo transmissão de dengue ou tenha a presença de Aedes aegypti.
C
A definição de caso suspeito de FHD é todo caso suspeito de dengue clássico que também apresente manifestações hemorrágicas, variando desde prova de laços positiva até fenômenos mais graves, como hematêmese, melena e sinais e sintomas de choque cardiovascular.
D
A definição de caso confirmado de dengue clássico é o caso confirmado laboratorialmente. Mesmo no curso de uma epidemia, a confirmação só pode ser feita através de critério laboratorial.
Paciente do sexo feminino, de 28 anos, previamente hígida, apresenta-se com quadro de dor ocular de início há seis horas no olho direito, de caráter progressivo, com escotoma e dor à movimentação lateralizada do olhar. No exame ocular, movimentos dos olhos normais, acuidade visual 20/20 bilateralmente, reflexos pupilares com reação fotomotora diminuída do olho direito. RM demonstrou duas lesões periventriculares na substância branca, sem realce de gadolínio. Considerando os achados de ressonância de crânio, o diagnóstico etiológico é:
Litíase renal é uma doença frequentemente diagnosticada em Unidades de Pronto Atendimento, com recorrência de aproximadamente 50% dos pacientes se não forem submetidos a nenhum tipo de tratamento. A dor associada a cálculo ureteral é resultado de: ( Glenn S. Gerber and Charles B. Brendler. Evaluation of urologic patient: History, Physical Examination and Urinalysis. Campbell Walsh Elsevier 2012. )
A cirurgia descrita por Sistrunk, em 1928, é realizada para o tratamento de:
Mulher 53 anos, branca, em consulta com proctologista, refere ser portadora de nefrolitíase e que em exame tomográfico recente foram constatados divertículos cólicos. Nega alterações intestinais e dor abdominal. Nega história familiar para câncer colorretal (CCR). Diante desse caso, assinale a alternativa correta:
Compartilhar