Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Assinale a alternativa incorreta em relação às hérnias inguinais.

A
Crianças são adequadamente tratadas apenas por ressecção do saco herniário não havendo necessidade de reforço do assoalho inguinal (técnica de Marcy).
B
Técnicas que utilizam sutura, tais como Bassini e Shouldice, podem não ser eficazes para o tratamento das hérnias crurais, uma vez que não é feito o fechamento do anel femoral.
C
A utilização de prótese oferece melhor resultado (menor índice recidiva) do que as técnicas de sutura.
D
A técnica de Shouldice, por ser considerada sem tensão, apresenta índices de recidiva semelhantes à técnica de Lichtenstein.
E
A correção por videolaparoscopia tem boa indicação principalmente nas hérnias recidivadas e bilaterais.
Um rapaz de 25 anos sofre ferimentos por projéteis de arma de fogo em abdome. A laparotomia exploradora revela lesão estrelada extensa de lobo anatômico direito do fígado, além de lacerações de cólon ascendente, junto à válvula ileocecal e ao ângulo hepático do cólon. A pressão arterial é 70 × 30 mmHg, sob ação de drogas vasoativas. Ocorre sangramento contínuo, violáceo, sem formação de coágulos, difusamente, de todos os ferimentos. A temperatura esofágica é 34 graus Celsius e o pH sanguíneo é 7,20. Medidas que devem ser tomadas imediatamente, para aumentar a probabilidade de sobrevida:
Paciente de 65 anos de idade com indicação para realizar prostatectomia por hiperplasia prostática, tem na história patológica pregressa relato de infarto agudo do miocárdio há 4 meses; no momento encontra-se em uso de clopidogrel e anti-hipertensivo. Qual a conduta a ser tomada?
Adolescente de 19 anos liga para seu ginecologista referindo que na noite anterior, durante intercurso sexual com seu namorado, rompeu o preservativo. Preocupada, pois encontrava no 10º dia do ciclo menstrual, fez ducha vaginal. Ao telefone, qual seria a melhor orientação para essa adolescente?
Considerando o consumo de álcool, é correto afirmar:
Compartilhar