Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Assinale a alternativa INCORRETA sobre a nevralgia facial do nervo trigêmeo:

A
a dor inicial acomete sempre toda a hemiface afetada
B
o nervo afetado é exclusivamente o ramo sensitivo
C
pode ter como causa a esclerose múltipla
D
a carbamazepina é um bom tratamento
E
o tique doloroso facial ou dor facial da nevralgia, se caracteriza por uma dor intensa, podendo ter zona de gatilho desencadeadora da dor, que é em paroxismos
Paciente relata que estava passeando pela praia quando iniciou, subitamente, lacrimejamento e dor em olho esquerdo por corpo estranho (areia). Ao ser atendido em uma unidade de atenção primária, o médico avalia que há hiperemia conjuntival e ausência de secreção purulenta. A conduta mais apropriada, nesse caso, é:
Paciente de 15 anos estava jogando futebol no domingo quando teve trauma em joelho à direita. Vem à unidade de saúde da família com dor à mobilização do joelho. Ao exame: hiperemia, aumento discreto de temperatura, aumento de volume, com presença de edema e ausência de crepitação. A conduta mais indicada nesse caso é:
Dentre os transtornos de ansiedade, alguns podem se manifestar durante o desenvolvimento da criança ou do adolescente. Sobre esses transtornos, é CORRETO afirmar que:
No exame de rotina na Unidade Neonatal, é detectado Sinal de Ortolani positivo no quadril esquerdo de um recém-nascido a termo. A época ideal e o método de imagem mais adequados para confirmar o diagnóstico de doença displásica do quadril são:
Compartilhar