Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Assinale a alternativa INCORRETA sobre a assistência na sala de parto:

A
A emergência mais comum e importante consiste na falha para iniciar e manter a respiração.
B
Na presença de abdome escavado deve-se suspeitar de hérnia diafragmátrica.
C
Na suspeita de depressão respiratória, deve-se utilizar naloxone para neutralizar o efeito de barbitúricos utilizados na mãe durante o trabalho de parto.
D
A massagem cardíaca está indicada na frequência cardíaca menor que 60 batimentos por minuto depois de adequadamente ventilado.
E
Uma das causas de resposta inadequada à ventilação é a asfixia intra-uterina prolongada.
São contraindicações para o aleitamento materno:
Qual das alternativas abaixo não corresponde às características do mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus da dengue?
Paciente, 42 anos de idade, sexo masculino, bancário, etilista crônico, ex-presidiário, casado e pai de 2 crianças de 7 e 9 anos de idade, comparece à consulta de rotina, para controle de diabetes mellitus. Durante a consulta, relata que vem apresentando tosse produtiva, associada a episódios de febre e redução ponderal de 5 kg, há 3 semanas, e que procurou o pronto atendimento da unidade há 1 semana, sendo lhe prescrito amoxicilina, que ele usou, sem qualquer melhora clínica. No exame físico, você identifica adenomegalia axilar à direita e sopro cavernoso em ápice pulmonar direito. O RX de tórax do paciente revelou a presença de velamento alveolar em ápice direito, com formação de caverna de 2,5 cm de diâmetro e a baciloscopia do escarro acusou a presença de BAAR++. Qual das condutas abaixo NÃO se aplicaria inicialmente a esse paciente?
Assinale a alternativa que contenha a afirmação correta com relação à hipoglicemia neonatal.
Compartilhar