Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Assinale a alternativa INCORRETA sobre a assistência na sala de parto:

A
A emergência mais comum e importante consiste na falha para iniciar e manter a respiração.
B
Na presença de abdome escavado deve-se suspeitar de hérnia diafragmátrica.
C
Na suspeita de depressão respiratória, deve-se utilizar naloxone para neutralizar o efeito de barbitúricos utilizados na mãe durante o trabalho de parto.
D
A massagem cardíaca está indicada na frequência cardíaca menor que 60 batimentos por minuto depois de adequadamente ventilado.
E
Uma das causas de resposta inadequada à ventilação é a asfixia intra-uterina prolongada.
Entre os tipos de infecções hospitalares, qual exerce maior impacto na taxa de mortalidade por sépsis e na elevação da taxa de permanência hospitalar?
Um senhor de 53 anos chega ao PS relatando ter acordado às 3h da madrugada devido a uma cefaleia súbita, de forte intensidade, acompanhada de 2 episódios de vômitos. Nega episódios semelhantes previamente. Tem antecedente de hipertensão e faz uso regular de captopril. Após analgesia EV refere estar melhor. Qual a conduta que se deve tomar?
Gestante de 37 anos, com data da última menstruação em 28 de julho de 2008 chega ao consultório para primeira consulta pré-natal, no dia 30 de outubro de 2008, referindo ter dois filhos nascidos por parto normal e ter realizado uma curetagem por abortamento. Refere que o primeiro filho nasceu pesando 2400 gramas com 39 semanas de gestação. O segundo pesou, ao nascer, com 33 semanas de gestação, 2100 gramas, após duas semanas internada com a “bolsa rota” e sem contrações. Qual o acometimento fetal na primeira gestação e o diagnóstico patológico durante a segunda gestação?
O uso prolongado de vitamina A pode levar ao aparecimento de:
Compartilhar