Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Assinale a alternativa INCORRETA sobre a nevralgia facial do nervo trigêmeo:

A
a dor inicial acomete sempre toda a hemiface afetada
B
o nervo afetado é exclusivamente o ramo sensitivo
C
pode ter como causa a esclerose múltipla
D
a carbamazepina é um bom tratamento
E
o tique doloroso facial ou dor facial da nevralgia, se caracteriza por uma dor intensa, podendo ter zona de gatilho desencadeadora da dor, que é em paroxismos
No tratamento do paciente com fibrilação ventricular ou taquicardia ventricular sem pulso, o antiarrítmico de primeira escolha é:
No controle de Delirium tremens no alcoolismo, não é habitualmente útil:
Lactente, 8 meses de idade, iniciou com quadro de coriza, tosse seca e sibilância com piora progressiva. Havia dois irmãos com quadro de resfriado comum em casa. Foi internado em UTI pediátrica, ficando em ventilação assistida por 5 dias e teve alta em 20 dias, sem resolução completa do quadro. Persistiu com quadro de sibilância grave nos 2 meses subsequentes, com dificuldade de alimentação pelo desconforto respiratório e alguns vômitos pós-mamadas. Além de dificuldade para ganhar peso. Radiografia de tórax mostrava ausência de condensações, com algumas áreas de hiperinsuflação localizada. Antecedentes: dermatite atópica e história familiar de atopia. O diagnóstico é:
Paciente, etilista crônico, apresenta-se com episódios de dor abdominal em andar superior e derrame pleural crônico, em hemitórax esquerdo. O líquido pleural, provavelmente, será:
Compartilhar