Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Assinale a alternativa INCORRETA.

A
2/3 do sódio filtrado são reabsorvidos ativamente e hipertonicamente no túbulo proximal.
B
Os dutos coletores têm aumento na absorção da água, pela inserção de aquaporinas.
C
O sódio excretado pela urina representa uma fração daquele do filtrado glomerular.
D
O aumento da secreção do potássio é regulado pela aldosterona e pela hiperpotassemia.
E
Perda de 50% dos nefrons continua mantendo a creatinina nos limites da normalidade.
Mulher jovem com quadro de corrimento vaginal espesso e purulento, cuja análise microbiológica mostrou a presença de diplococos Gram-negativos agrupados aos pares no interior de leucócitos. Pensando no agente etiológico, qual deve ser o tratamento?
Miguel, 13 anos, obeso do tipo adiposo-genital apresenta dor em joelho D há 3 meses com claudicação associada. Relata piora aos esforços, principalmente ao caminhar e correr. A dor passou recentemente a acometer o quadril D, surgindo rotação externa e encurtamento do MID. Qual a PRINCIPAL hipótese diagnóstica ?
Vários estudos internacionais concluíram que o maior determinante na diminuição do risco cardiovascular em pacientes sob tratamento de hipertensão foi:
Uma mulher de 66 anos chega ao consultório médico queixando-se de dor profunda, em queimação, nos membros inferiores, que piora à noite, antes de dormir, de início há dois meses, mas que vem piorando progressivamente. Refere, ainda, cansaço diurno e diz que sua dor noturna somente melhora quando ela começa a mover as pernas e a andar pelo quarto. Nega doença prévia. É independente e faz hidroginástica três vezes por semana, porém apresenta-se ansiosa e preocupada, durante a consulta. No exame físico, não são encontradas alterações. Depois de elaborada a hipótese diagnóstica, a conduta medicamentosa mais apropriada para esse caso é:
Compartilhar