Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Assinale a alternativa que apresenta um fator de risco para o desenvolvimento do câncer colorretal na retocolite ulcerativa inespecífica.

A
Doença grave de curta duração.
B
Doença no cólon esquerdo.
C
Uso de drogas imunossupressoras.
D
Doença acometendo todo o cólon.
E
Uso prolongado de corticoide.
As características da convulsão febril são:
Menino de sete anos, com história de tosse e dispneia há sete dias, sem febre, apresenta: FR: 30 ipm, presença de tiragem intercostal, AP: MV diminuído em HTD. RX tórax indica presença de alargamento de mediastino, mais importante à direita. O provável diagnóstico, nesse caso, é:
Uma paciente de 49 anos vem ao ambulatório trazendo uma ultrassonografia de abdome total, que foi solicitada devido à dor abdominal vaga e que mostra uma lesão sólida no rim esquerdo, nodular de 4 cm. Uma tomografia computadorizada de abdome realizada confirma lesão nodular que capta contraste. Em relação a esse caso, é correto afirmar:
Pré-escolar de cinco anos é levado ao pediatra para atualização do cartão vacinal. A mãe informa que, aos 15 meses, o paciente apresentou quadro de distúrbio de comportamento, por 72 horas, e três crises convulsivas no quinto dia após a aplicação da vacina tríplice bacteriana. Para esse paciente, além da dose de reforço da tríplice viral deve ser aplicada também a vacina:
Compartilhar