Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Assinale a alternativa que apresenta uma droga de primeira linha no manuseio da hemorragia digestiva por ruptura de varizes esofágicas em comparação prospectiva e randomizada com escleroterapia, capaz de demonstrar aumento de sobrevida em estudos randomizados com placebo.

A
Vasopressina.
B
Somatostatina.
C
Glipressina.
D
Octreotide.
E
Cianoacrilato.
Escolar de 9 anos apresenta claudicação e dor no membro inferior direito há 1 semana. Refere que há dois dias foi medicado com penicilina benzatina intramuscular, aplicada em glúteo, para tratamento de piodermite. Ao exame: febril (38,3 graus); dor a compressão de coxa direita, sem manifestações articulares e ausência de sinal de Lasègue. RX de quadril e membro inferior direito normal. Hemograma: 18000 leucócitos/mm (83% neutrófilos, 15% bastões). VHS 59 mm na primeira hora. O diagnóstico provável é:
O tipo mais comum de neoplasia da tireóide tem excelente prognóstico, especialmente em mulher jovem, que tenha tumor bem diferenciado e menor que 2 cm. Biópsia por agulha fina permite evidenciar psamomas, e lobectomia com istmectomia está indicada em tumor menor que 1 cm. Trata-se de:
Lígia, 22 anos, é atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Maré com dor pélvica súbita e crescente e febre de 37,5°C. Última menstruação há 25 dias e vida sexual inativa há 2 meses. Traz ultrassonografia abdominal recente que mostra tumor anexial de 12cm de diâmetro, cístico e baixa perfusão à dopplerfluxometria. O diagnóstico provável é:
Um lactente com dois meses de vida foi levado à consulta de puericultura sem queixas. Ele foi um recém-nascido de termo, adequado para a idade gestacional e apresentou Apgar de primeiro e quinto minutos igual a 9. Está em aleitamento materno exclusivo e com calendário vacinal em dia. No exame físico, apresenta obesidade, com índice de massa corporal acima do percentil 95 para idade e sexo e sem outras alterações. Com referência ao caso clínico acima apresentado e a aspectos relacionados a lactentes com a idade ali mencionada, julgue o próximo item. Normalmente, na idade em questão - dois meses de vida - , o lactente inicia o sorriso social.
Compartilhar