Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Neonatologia

Neuropediatria

Assinale a alternativa que contém o(s) critério(s) mais adequado(s) para o diagnóstico de asfixia perinatal.

A
Escore de Apgar inferior a 7 no quinto minuto, principalmente em recém-nascido pré-termo extremo
B
Alcalose metabólica no sangue do cordão umbilical associada a história de sofrimento fetal agudo
C
Alcalose metabólica no sangue do cordão umbilical e escore de Apgar inferior a 5 no primeiro e no quinto minutos
D
Acidose metabólica ou mista no sangue do cordão umbilical, independentemente do escore de Apgar no quinto minuto
E
Acidose metabólica ou mista no sangue do cordão umbilical associada a manifestações clínicas e escore de Apgar 1 no primeiro minuto e 3 no quinto
São formas de miopatia, EXCETO:
A nefrolitíase por ácido úrico vem aumentando em frequência nos últimos anos, principalmente em pacientes obesos, portadores de síndrome metabólica e diabéticos. Nesses pacientes, a anormalidade metabólica mais comumente observada é:
Em relação à doença celíaca, podemos afirmar que: I. O diagnóstico pode ser feito através de biópsia do intestino delgado e, na histologia, identificam-se graus variados de atrofia vilositária, hipertrofia das criptas e aumento dos linfócitos intraepiteliais. II. A apresentação clínica e a gravidade dos sintomas são proporcionais à extensão do segmento de intestino delgado comprometido. III. A grande maioria dos casos da doença está associada ao HLA-B27. IV. Anticorpos antiendomísio e antitransglutaminase são altamente sensíveis e específicos para o diagnóstico da doença.
O PNI (Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde) prevê a administração rotineira na infância de vacinas contra as seguintes doenças:
Compartilhar