Assinale a alternativa que contém as neoplasias infantis mais prevalentes de acordo com os dados epidemiológicos.
A
Leucemia linfocítica aguda, tumores cerebrais, linfoma não Hodgkin e neuroblastoma.
B
Leucemia linfocítica aguda, sarcoma de Ewing, tumores cerebrais e retinoblastoma.
C
Tumores cerebrais, osteossarcoma, leucemia linfocítica aguda e sarcoma de Ewing.
D
Leucemia mieloide aguda, linfoma não Hodgkin, neuroblastoma e retinoblastoma.
E
Leucemia mieloide aguda, leucemia linfocítica aguda, osteossarcoma e tumores cerebrais.
Outras questões
Roberto tem 7 anos e vem ao ambulatório trazido pela avó por apresentar tosse crônica, produtiva, principalmente matinal e história de infecções sinopulmonares de repetição. Ao exame detectam-se crepitações em bases pulmonares e situs inversus totalis. A TC de tórax identificou bronquiectasias no lobo médio e nos lobos inferiores. Considerando a principal suspeita diagnóstica de Roberto, o dado que na investigação complementar sugere esta hipótese é:
A prevalência de cultura de bile positiva é alta na colecistite aguda e na colangite. Os mais comuns germes gram negativos e gram positivos encontrados nessas condições são, respectivamente:
As neoplasias benignas do fígado em geral são assintomáticas e mais comuns no sexo feminino. Uma paciente de 30 anos foi atendida com dor aguda no hipocôndrio direito e sinais de anemia aguda. TC revelou um tumor de 8 cm no lobo direito do fígado com áreas de captação de contraste e líquido livre no espaço subfrênico direito. O diagnóstico mais provável é:
Marta tem 55 anos e trabalha como doméstica. Procura o ambulatório com queixa de dor articular em mãos e joelhos e rigidez matinal. Marta refere melhora em menos de 20 minutos com as atividades da manhã. Ao exame das mãos observa-se deformidade nas articulações interfalangianas além de redução do espaço articula, esclerose do osso subcondral, cistos subcondrais e presença de osteófitos na radiologia. O diagnóstico mais provável de Marta é: