Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Assinale a alternativa que indica corretamente o antígeno da vacina citada e seu esquema vacinal, conforme o calendário para Vacinação de Crianças, do Programa Nacional de Imunizações do Brasil.

A
Vacina contra a Hepatite B, antígeno conjugado Core do vírus da hepatite B, aos 2, 4 e 9 meses de vida.
B
Vacina Tríplice Viral, antígenos vivos atenuados combinados dos vírus da Varicela, da Febre Amarela e da Mononucleose, aos 6 meses de idade.
C
Vacina contra a Hepatite A, frações do vírus da hepatite A obtidas por heparinização, aos 9 meses de idade.
D
Vacina contra o Hemófilo capsulado do tipo B, antígeno conjugado combinado com a vacina contra a Difteria, o Tétano e a Pertussis (DTP), aos 2, 4 e 6 meses de vida.
E
Vacina contra a tuberculose, corpos de Micobacterium tuberculosis mortos pelo calor, aos 3 meses de idade.
São procedimentos considerados de alto risco na recomendação de profilaxia da endorcardite infecciosa, exceto:
A respeito da desnutrição energético-proteica, é correto afirmar:
Lactente de 2 anos de idade é atendido com queixa de distensão abdominal e edema de membros inferiores. Mãe refere emagrecimento, anorexia e irritabilidade a partir de 1 ano de idade. As fezes são semi-pastosas, de cor acizentada, brilhantes e em grande quantidade, sem muco ou sangue. Não apresenta vômitos.Teve aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade; a partir de então recebe frutas, leite de vaca e sopa com legumes, cereais e carnes. Ao exame a criança está desnutrida, com tecido celular subcutâneo escasso, glúteos diminuídos, irritada, hipocorada, anictérica, com edema em membros inferiores e distensão abdominal, sem visceromegalias. O restante do exame físico é normal. Qual a principal hipótese diagnóstica para este caso?
As infecções do trato urinário são comuns durante a gestação e a bacterirúria assintomática é a forma mais frequente. De um modo geral, o germe habitualmente mais encontrado neste tipo de infecção é:
Compartilhar