Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Assinale a alternativa que indica corretamente o antígeno da vacina citada e seu esquema vacinal, conforme o calendário para Vacinação de Crianças, do Programa Nacional de Imunizações do Brasil.

A
Vacina contra a Hepatite B, antígeno conjugado Core do vírus da hepatite B, aos 2, 4 e 9 meses de vida.
B
Vacina Tríplice Viral, antígenos vivos atenuados combinados dos vírus da Varicela, da Febre Amarela e da Mononucleose, aos 6 meses de idade.
C
Vacina contra a Hepatite A, frações do vírus da hepatite A obtidas por heparinização, aos 9 meses de idade.
D
Vacina contra o Hemófilo capsulado do tipo B, antígeno conjugado combinado com a vacina contra a Difteria, o Tétano e a Pertussis (DTP), aos 2, 4 e 6 meses de vida.
E
Vacina contra a tuberculose, corpos de Micobacterium tuberculosis mortos pelo calor, aos 3 meses de idade.
JCP, sexo masculino, 85 anos, diabético e hipertenso é submetido a cirurgia de emergência para tratamento de ruptura de aneurisma de aorta abdominal. Vinha tratando no pré-operatório de uma pneumonia sem melhora com antibiótico utilizado. Após internação, houve substituição desse antibiótico. No quarto dia de pós-operatório, relata dor abdominal em flanco esquerdo de forte intensidade associado à diarreia mucosanguinolenta. Qual o diagnóstico mais provável?
Em relação à tuberculose, é CORRETO afirmar que:
O mecanismo que desencadeia o delírio é desconhecido. A teoria que apresenta maior evidência é:
Um homem de 20 anos é trazido para a sala de emergência pela polícia após um surto no campus da universidade local. De acordo com seu prontuário médico, consta tratamento prévio de depressão. Ele descreve seu humor como “ótimo”, mas alega estar acordado por quatro dias devido ao trabalho em várias invenções. Ele admite ter pensamentos rápidos e acredita que Deus o escolheu para ser o Messias. Na verdade, anjos lhe ordenaram roubar a associação dos estudantes, a fim de começar uma nova igreja. Exame toxicológico de urina realizado a fim de descartar abuso de drogas como causa de seus sintomas, muito provavelmente revelará qual substância?
Compartilhar