Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Assinale a alternativa que indica corretamente o antígeno da vacina citada e seu esquema vacinal, conforme o calendário para Vacinação de Crianças, do Programa Nacional de Imunizações do Brasil.

A
Vacina contra a Hepatite B, antígeno conjugado Core do vírus da hepatite B, aos 2, 4 e 9 meses de vida.
B
Vacina Tríplice Viral, antígenos vivos atenuados combinados dos vírus da Varicela, da Febre Amarela e da Mononucleose, aos 6 meses de idade.
C
Vacina contra a Hepatite A, frações do vírus da hepatite A obtidas por heparinização, aos 9 meses de idade.
D
Vacina contra o Hemófilo capsulado do tipo B, antígeno conjugado combinado com a vacina contra a Difteria, o Tétano e a Pertussis (DTP), aos 2, 4 e 6 meses de vida.
E
Vacina contra a tuberculose, corpos de Micobacterium tuberculosis mortos pelo calor, aos 3 meses de idade.
Em relação à parada cardiorrespiratória (PCR) na criança, avalie as seguintes assertivas: I - Considerando-se a etiologia, a maioria tem como fator principal a hipoxemia. II - Ao contrário do adulto, a maioria tem a assistolia como alteração de ritmo. III - As sequelas pós-ressuscitação cardiorrespiratória podem estar relacionadas tanto ao tempo da PCR, como também à manutenção do débito cardíaco nas horas seguintes à ressuscitação. Quais estão corretas?
Sobre os transtornos de ansiedade, marque a alternativa INCORRETA.
A respeito do desenvolvimento neuropsicomotor da criança normal, no primeiro ano de vida, são corretas as afirmações abaixo, EXCETO:
Um homem de 68 anos apresenta-se com queixa de dor em região de virilha direita há 18 meses. Apresenta como comorbidade hipertensão arterial com um controle razoável. A dor é pior com as caminhadas e ao subir escadas e melhora com o repouso. Não há dor noturna ou rigidez matinal, embora os primeiros passos da manhã ou quando o paciente se levanta de uma cadeira sejam mais difíceis. No exame físico, as manobras de FABER (ou FABERE), Trendelenburg e Thomas são positivas à direita. Com relação a esse caso, é INCORRETO afirmar:
Compartilhar