Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Assinale a alternativa que indica corretamente as vacinas citadas e suas respectivas vias de administração conforme preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações.

A
Vacina contra o rotavírus: subcutânea e Vacina contra a febre amarela: intramuscular.
B
Vacina contra a hepatite B: intradérmica e Vacina inativada contra a poliomielite: oral.
C
Vacina tríplice viral: subcutânea e Vacina tríplice bacteriana: intramuscular.
D
Vacina contra o hemófilo do tipo B: subcutânea e Vacina contra o rotavírus: intradérmica.
E
Vacina contra a hepatite A: subcutânea e vacina conjugada contra o meningococo: intradérmica.
O diagnóstico de baixa estatura significa que a estatura da criança se situa, para seu sexo e idade, na curva de percentis:
Fator(es) não associados(s) com ITU aguda não complicada:
Recém-nascido prematuro de 32 semanas, com Apgar 8 e 9 evoluiu com doença da membrana hialina. Está com 10 dias de vida com parâmetros respiratórios muito bons. Desde o 2º dia iniciou a alimentação enteral mínima por sonda nasogástrica, com boa aceitação e evacuação normal de mecônio. Há 2 horas apresentou letargia, palidez, taquicardia e distensão abdominal acentuada com drenagem de grande quantidade de líquido de estase pela sonda. Nota-se distensão dolorosa à palpação profunda, sem sinais flogísticos e o RX simples de abdome revela apenas distensão gástrica e opacidade no restante do abdome. O diagnóstico mais provável é:
Um homem de 25 anos de idade procurou a unidade de emergência devido a importante redução da diurese. No exame físico, constatou-se pressão arterial de 110 mmHg x 70 mmHg e durante a inspiração profunda verificou-se que a pressão arterial sistólica era igual a 95 mmHg, frequência cardíaca de 98 bpm, turgência jugular a 45° (com aumento da pressão venosa central - PVC - durante a inspiração), ritmo cardíaco regular, com bulhas hipofonéticas e ruído sistólico semelhante a “ranger de couro novo” em borda external esquerda baixa, sem sopros, pulmões limpos, edemas de membros inferiores (+1/+4), com diurese de 24 horas igual a 80 mL. Resultados de exames laboratoriais: creatinina plasmática = 4,8 mg/dL, ureia plasmática = 110 mg/dL, sódio urinário = 80 mEq/L, osmolalidade urinária = 298 mOsm/kg, fração excretada de sódio (FENa) = 2,3%, potássio plasmático = 5,1 mEq/L. Foi solicitada a realização de eletrocardiograma (ECG) convencional. Considerando as informações apresentadas, julgue o item. Neste caso, a verificação de redução do nível da pressão arterial sistólica durante a inspiração constitui o pulso paradoxal, que, de fato, representa um fenômeno oposto ao que ocorre na fisiologia cardiovascular normal, qual seja, aumento da pressão sistólica durante o ato inspiratório.
Compartilhar