Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Assinale a alternativa que mais diferencia, nas fases iniciais, a leucemia mieloide crônica das outras síndromes mieloproliferativas.

A
Fibrose de medula óssea.
B
Esplenomegalia.
C
Contagem de reticulócitos.
D
Fosfatase alcalina dos neutrófilos
E
Transformação maligna
Paciente de 18 anos, admitida no serviço de emergência com hematócrito de 18%, VCM 114 fl, reticulócitos 18%, leucócitos 9.800/mm³ e plaquetas 220.000/mm³. No sangue periférico, existem microesferócitos. O diagnóstico mais provável e o teste confirmatório são:
Com relação à transmissão vertical da Hepatite B; crianças nascidas de mãe portadora de marcadores AntiHBc-IgG/ positivo e antiHBs-reagente, devemos adotar o seguinte esquema imunoprofilático:
Uma criança de dezoito meses com febre persistente há cerca de cinco dias apresentou uma urocultura, coletada por punção suprapúbica, com Escherichia coli 20 ufc/ml. No caso desse paciente, qual a afirmativa correta?
O exame físico realizado na sala de parto de um bebê nascido a termo, pesando 2830 g, revelou ambiguidade genital com hipospádia e criptorquídia. Considerando-se a suspeita de hiperplasia congênita de suprarrenal, pode-se encontrar nos exames laboratoriais:
Compartilhar