Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Dermatologia

Assinale a alternativa que melhor descreve a relação entre a suspeita clínica de encefalite por herpes simples (EHS) e a solicitação de um eletrencefalograma (EEG)?

A
A solicitação de um EEG é importante, uma vez que o exame mostra-se alterado precocemente, sendo altamente sugestivos (ainda que não patognomônicos) os achados de alentecimento temporal unilateral ou atividade epileptiforme periódica lateralizada (PLEDS)
B
A solicitação é importante, porém válida exclusivamente no transcorrer da enfermidade, preferencialmente após a confirmação por estudo de líquido cefalorraquidiano.
C
A solicitação é desnecessária, uma vez que o diagnóstico deve ser considerado apenas após a confirmação por estudo de líquido cefalorraquidiano.
D
O EEG não precisa ser solicitado durante a fase diagnóstica de EHS.
E
O EEG é contraindicado no diagnóstico de EHS em função do risco de contaminação do equipamento e riscos ao pessoal técnico envolvido.
Criança com 6 anos de idade submetida eletivamente à enterectomia segmentar com entero-entero anastomose termino-terminal em dois planos por divertículo de Meckel apresenta febre nas primeiras 48 horas do período pós operatório. A causa mais provável da febre é:
A rinite é qualquer processo inflamatório da mucosa nasal. Quando ela é eosinofílica e mediada pela imunoglobulina IgE, é chamada rinite alérgica. Primeiramente, ela é promovida por um mecanismo de sensibilização e posteriormente é desencadeada por contatos subsequentes, através de uma resposta imune. A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA.
Ao realizar uma cirurgia de hérnia inguinal, o cirurgião encontrou um divertículo de Meckel dentro do saco herniário. Essa hérnia é denominada como:
Paciente apresentou hemorragia digestiva alta limitada, sem repercussões hemodinâmicas. Ele possui história pregressa de DRGE e correção de aneurisma de aorta abdominal realizada há um ano. EDA mostrou evidência de sangramento não ativo em quarta porção duodenal. Nesse caso, o diagnóstico mais provável é de:
Compartilhar