Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Dermatologia

Assinale a alternativa que melhor descreve a relação entre a suspeita clínica de encefalite por herpes simples (EHS) e a solicitação de um eletrencefalograma (EEG)?

A
A solicitação de um EEG é importante, uma vez que o exame mostra-se alterado precocemente, sendo altamente sugestivos (ainda que não patognomônicos) os achados de alentecimento temporal unilateral ou atividade epileptiforme periódica lateralizada (PLEDS)
B
A solicitação é importante, porém válida exclusivamente no transcorrer da enfermidade, preferencialmente após a confirmação por estudo de líquido cefalorraquidiano.
C
A solicitação é desnecessária, uma vez que o diagnóstico deve ser considerado apenas após a confirmação por estudo de líquido cefalorraquidiano.
D
O EEG não precisa ser solicitado durante a fase diagnóstica de EHS.
E
O EEG é contraindicado no diagnóstico de EHS em função do risco de contaminação do equipamento e riscos ao pessoal técnico envolvido.
Lactente de dois anos internado por pneumonia apresenta estado geral comprometido. No quarto dia de internação, permanece taquidispneico, febril e com dificuldade para se alimentar. Os pais mostram-se insatisfeitos com o atendimento e insistem na alta do paciente, embora você, como médico assistente, não concorde com a alta. Das alternativas a seguir, assinale a postura que seria mais adequada nessa situação. (CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA CFM)
Paciente de 3 anos de idade evolui com paralisia flácida craniocaudal, diplopia, náuseas, vômitos e disfagia importante, seguida de insuficiência respiratória, após um período de gastroenterite. O diagnóstico mais provável para esse caso é:
Em relação à síndrome do túnel do carpo, assinale a alternativa incorreta. (MINISTÈRIO DA SAÙDE DO BRASIL. Representação no Brasil da OPAS/OMS. Doenças relacionadas ao trabalho: Manual de procedimentos para os servicos de Saúde. Brasília: MS, 2001)
A síndrome de Down (= trissomia do cromossomo 21) se caracteriza por:
Compartilhar