Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Dermatologia

Assinale a alternativa que melhor descreve a relação entre a suspeita clínica de encefalite por herpes simples (EHS) e a solicitação de um eletrencefalograma (EEG)?

A
A solicitação de um EEG é importante, uma vez que o exame mostra-se alterado precocemente, sendo altamente sugestivos (ainda que não patognomônicos) os achados de alentecimento temporal unilateral ou atividade epileptiforme periódica lateralizada (PLEDS)
B
A solicitação é importante, porém válida exclusivamente no transcorrer da enfermidade, preferencialmente após a confirmação por estudo de líquido cefalorraquidiano.
C
A solicitação é desnecessária, uma vez que o diagnóstico deve ser considerado apenas após a confirmação por estudo de líquido cefalorraquidiano.
D
O EEG não precisa ser solicitado durante a fase diagnóstica de EHS.
E
O EEG é contraindicado no diagnóstico de EHS em função do risco de contaminação do equipamento e riscos ao pessoal técnico envolvido.
As convulsões febris constituem uma das manifestações neuropediátricas mais frequentes. Com relação à convulsão febril na infância é correto afirmar:
A oclusão arterial crônica dos membros inferiores é patologia vascular progressiva, debilitante e com incidência crescente com a idade. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA: I. A principal expressão clínica é a claudicação intermitente, podendo ser associada a alteração de fâneros, atrofia muscular e diminuição da amplitude dos pulsos periféricos. II. O tabagismo acentuado é causa frequente, principalmente quando associado a diabetes e dislipidemias, sendo essencial a sua interrupção para o tratamento adequado. III. Podemos observar a associação de claudicação inicialmente em musculatura da coxa e glúteos e impotência sexual em homens. IV. A gangrena é complicação grave e pode evoluir para amputação. V. Endarterectomias, enxertos arteriais e angioplastia transluminal são opções de tratamento cirúrgico.
Uma gestante de 32 semanas apresenta ao exame ultrassonográfico de pré-natal hidronefrose unilateral no feto único do sexo masculino. Qual a causa mais provável desta alteração encontrada?
Arthur é atendido e internado em hospital de urgência após acidente automobilístico. Entre as diversas especialidades médicas que assistem o paciente devido seu politrauma, qual foi a solicitada para avaliação e conduta de HIFEMA?
Compartilhar