Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Mulher, 57 anos, observou aumento de volume da região cervical anterior há 6 meses. No exame físico foi palpado, em região do lobo direito da tireoide, um nódulo de 2x3 cm, de consistência fibroelástica, indolor, não aderido aos planos profundos. Exame laboratorial: TSH = 1,0 mUI/L (normal = 0,4–4,0). Com relação à abordagem dos nódulos tireoideanos, assinale a alternativa INCORRETA.

A
Nódulos de tireoide são comuns, podendo ser detectados à palpação em cerca de 5% da população adulta.
B
A distinção entre lesões foliculares benignas e malignas nem sempre é possível na amostra citológica obtida através de punção com agulha fina.
C
O carcinoma folicular é a neoplasia de tireoide mais prevalente na população.
D
Se o TSH fosse suprimido, estaria indicada a realização de uma cintilografia.
E
O nódulo solitário hiperfuncionante (adenoma tóxico) é em geral consequência de mutação somática ativadora no receptor do TSH.
Na artrite reumatoide:
Quanto à febre amarela, os estudos apontam que:
Menino, 13 anos, obeso, apresenta dor no joelho direito e claudicação do membro inferior há 3 meses. O quadro piora aos esforços e, nas últimas semanas, se acompanha também de dor no quadril homolateral. Ao exame, há rotação externa e encurtamento do membro inferior direito. Qual o diagnóstico mais provável?
A respeito da avaliação do abdome de pacientes com trauma abdominal contuso e instabilidade hemodinâmica, são apresentadas as afirmativas abaixo. I- A realização de lavado peritoneal é contraindicada em gestantes com suspeita de lesão diafragmática. II- A ecografia abdominal tem sensibilidade diminuída na presença de enfisema subcutâneo e em obesos. III- A tomografia computadorizada é o exame que apresenta maior especificidade, devendo ser utilizado na suspeita de lesão visceral. Qual é a alternativa correta?
Compartilhar