Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Assinale a alternativa que NÃO faz parte de um ciclo típico de fertilização in vitro (FIV) - ou injeção citoplasmática de espermatozoides (ICSI).

A
Inibição da hipófise com GnRH pulsátil.
B
Hiperestímulo ovariano controlado e monitorização do desenvolvimento folicular por ultrassonografia.
C
Prevenção do pico de LH e da ovulação prematura.
D
Punção folicular para retirada dos oócitos.
E
Maturação do oócito com HCG de origem urinária ou recombinante.
RN com peso de nascimento de 2.200g, apgar de 7 e 9, mãe não fez pré-natal. Nas sorologias colhidas do RN, logo após o nascimento, observou-se o VDRL positivo (1/64), e o anti-HIV negativo. Qual seria a melhor conduta a esse RN?
Paciente deu entrada no pronto-socorro vítima de colisão, apresentando choque hipovolêmico, pH 7,19, trauma abdominal fechado, durante ato cirúrgico evidenciou-se lesão estrelada extensa em lobo hepático direito, lesão esplênica grau III / IV e lesão duodenal em segunda e terceira porção de 4 cm, sangramento difuso. Qual a melhor tática cirúrgica a ser empregada?
Assinale a alternativa correta com relação ao abdome agudo na criança:
Pré-escolar de 9 anos, previamente hígido, iniciou há 5 dias com quadro de amigdalite, sendo prescrito amoxicilina. Há 2 dias houve piora do estado geral, com surgimento de cefaleia, vômitos e rigidez de nuca. Procurou atendimento de urgência, sendo diagnosticada meningite bacteriana e iniciado antibioticoterapia venosa com ceftriaxone. A via de infecção e etiologia mais prováveis do quadro meníngeo são:
Compartilhar