Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do caso clínico abaixo: Mulher com 34 semanas de gestação é internada no centro obstétrico na fase ativa do trabalho de parto. Os batimentos cardiofetais são 158 bpm, e o feto está em situação ______ com o dorso à esquerda. A dinâmica uterina é forte e regular. Após 5 horas, a dilatação está completa, e o pólo cefálico, em posição occipitoanterior esquerda. A liberação do pólo cefálico ocorrerá em posição _______ e, nesta situação,_______ indicada episiotomia de rotina.

A
longitudinal - occipitopúbica - não está
B
longitudinal - occipitossacra - não está
C
tranversal - occipitopúbica - não está
D
cefálica - occipitossacra - está
E
cefálica - occipitopúbica - está
Um lactente de 10 meses de idade apresentando tosse há mais de cinco dias e febre nos dos primeiros dias do quadro, é atendido na emergência com FC=170 bpm e FR=52 irpm, temperatura de 37ºC, prostrado com taquidispneia, rítmo de galope, diminuição da intensidade das bulhas cardíacas e hepatomegalia. Baseada no relato, responda:
Paciente de 65 anos de idade com indicação para realizar prostatectomia por hiperplasia prostática, tem na história patológica pregressa relato de infarto agudo do miocárdio há 4 meses; no momento encontra-se em uso de clopidogrel e anti-hipertensivo. Qual a conduta a ser tomada?
Durante a avaliação pré-operatória de uma paciente feminina de 32 anos de idade encontrou-se os seguintes resultados de exames: Tempo de protrombina: 13'; Tempo parcial de tromboplastina: 65’; Plaquetometria: 85000/mm³. Nesta circunstância devemos investigar:
Mulher de 18 anos apresenta quadro de anemia hemolítica. Pode-se afirmar que os exames solicitados devem mostrar, mais provavelmente,
Compartilhar