Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do caso clínico abaixo: Mulher de 23 anos, tentando gestar pela primeira vez, consultou por ter apresentado cólicas importantes e eliminação de coágulos volumosos há 2 dias. Referiu que há 3 semanas a dosagem ß-hCG fora positiva e a ultrassonografia revelara saco gestacional intrauterino sem presença de embrião. Ao exame físico, observou sangramento vaginal moderado. Ao exame especular, o colo estava aberto e, ao toque, o útero estava amolecido, mas não aumentado. Trata-se provavelmente de um aborto ______ por fatores _______, sendo ________ esvaziamento do útero.

A
retido- hormonais- necessário
B
inevitável- infecciosos- desnecessário
C
completo- genéticos- desnecessário
D
incompleto- hormonais- necessário
E
incompleto- genéticos - necessário
Em relação às manifestações clínicas da oclusão arterial crônica, analise as afirmações a seguir. I. A claudicação intermitente é um sintoma que pode ser considerado patognomônico da lesão arterial oclusiva crônica. II. A dor da claudicação é descrita como constritiva, em câimbra ou cansaço. Acomete determinado grupo muscular (mais frequentemente a panturrilha), normalmente desencadeada pelo repouso prolongado do paciente, principalmente na posição ortostática. III. As úlceras isquêmicas apresentam fundo pálido, tendem a expor tendões e localizam-se mais frequentemente na região pré-tibial ou em áreas de pressão sendo extremamente dolorosas e normalmente acompanham áreas de necrose cutânea e gangrena. IV. As placas de necroses normalmente ocorrem nos pés (polpas de pododáctilos ou áreas de pressão) sendo o tecido enegrecido indolor o seu aspecto característico, às vezes delimitado por área isquêmica hiperemiada extremamente dolorosa. Estão CORRETAS apenas as afirmações.
Qual é o exame mais adequado para o diagnóstico conclusivo de refluxo vesicoureteral?
A infecção de pele e de partes moles complicadas envolve tecidos mais profundos, ou requerem intervenção cirúrgica. A infecção na presença de comorbidades médicas, como diabetes mellitus, doença renal crônica ou doença arterial periférica também definem infecção complicada. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA.
Quais os principais marcadores tumorais que devem ser solicitados para um paciente com tumor germinativo de testículo?
Compartilhar